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,16/09/2024

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Tem uma PME? Veja 9 dicas para turbinar as vendas nas redes sociais, segundo a Meta

cnnbrasil.com.br
Tem uma PME? Veja 9 dicas para turbinar as vendas nas redes sociais, segundo a Meta

Gerar conexão com o público consumidor, acompanhar as principais tendências em curso e ampliar a visibilidade de uma marca em diferentes canais e regiões. Esses são apenas alguns dos benefícios trazidos por uma presença digital robusta de empresas nas redes sociais.


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Para os micro, pequenos e médios negócios, estar presente em canais de uso massivo pela população é também um caminho para explorar estratégias de marketing digital e ampliar o faturamento.


A importância da onipresença nas redes é gritante, especialmente no Brasil, onde as redes sociais são utilizadas por 65% dos consumidores durante as compras online.


A modalidade é ainda mais popular entre as gerações Z, que compreende jovens de 16 a 26 anos, e millennials, pessoas de 27 a 42 anos, com 72% de aderência cada. Entre as redes sociais mais populares entre os usuários, o Instagram segue como a preferida. Os dados são de uma pesquisa da Adyen, empresa de tecnologia para pagamentos.




Essas empresas, porém, encaram a limitação de orçamento para exposição via anúncios pagos e o desconhecimento de técnicas de marketing digital, o que dificulta a escolha pelos canais corretos e os meios mais assertivos para atingir o público por meio dessas plataformas.


Para isso, a Meta, empresa responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, separou dicas essenciais para empreendedores que estão em busca de mais competitividade no ambiente digital e querem explorar ao máximo as redes sociais para lucrar mais. Veja abaixo:


1. Planeje-se para datas comemorativas


A proximidade com datas importantes do varejo é um alerta para que empresas se programem com antecedência e sejam capazes de definir táticas em cada uma das redes.


Entre as ações está o destaque de produtos já em estoque nas redes e também a preparação de anúncios com antecedência.


As dicas são válidas em temporadas como Black Friday e outras datas comemorativas, mas também servem para todo ano, afirma a empresa.


2. Conheça seu público


Entender as preferências do público é essencial para definir uma comunicação que realmente atraia e retenha consumidores.


Para definir campanhas e até mesmo atrair um novo perfil de público para ampliar oportunidades de venda, a Meta recomenda o uso de ferramentas capazes de monitorar dados demográficos (como idade, gênero e estado civil) e, assim, direcionar melhor cada campanha.


3. Aposte nos vídeos


Febre entre os mais jovens, os vídeos são muito populares nas plataformas da Meta. Mas, para usar esse formato de conteúdo da melhor forma, é preciso priorizar a autenticidade e brevidade.


Segundo a Meta, o ideal é apostar em um cenário simples, mas bem iluminado, e aproveitar as tendências de conteúdo do momento.


4. Crie uma identidade própria


Criar um tema visual consistente para as vendas ajuda a manter a marca em destaque e reconhecível para os clientes.


5. Aposte em ferramentas de resposta automática


Esteja pronto para atender às demandas e perguntas dos clientes de forma rápida e eficiente e, se for preciso, utilize respostas automatizadas.


Nesse cenário, ferramentas como o WhatsApp Business, versão do aplicativo de mensagens voltado às empresas, pode otimizar o atendimento e manter o engajamento.


6. Saiba onde sua empresa tem que estar


Muitas PMEs realmente acabam abrindo vários canais e perfis em redes sociais com a impressão de que estar em todos os lugares é a melhor estratégia, o que é uma tática errada.


Portanto, antes de criar um perfil em cada rede, é necessário conhecer um pouco do seu público e entender onde estão essas pessoas.


Isso pode ser feito com uma pesquisa informal entre os clientes já existentes, de preferência com os mais engajados.


Por outro lado, há que pensar que tipo de conteúdo é mais fácil produzir: fotos, vídeos ou texto.


“A combinação entre o perfil dos clientes e o que conseguimos produzir é o que deve determinar os primeiros investimentos em redes sociais”, avalia a Meta.


7. Não tenha medo da Inteligência Artificial


Para empresas com pouca experiência em marketing digital, é essencial produzir conteúdo relevante e envolvente, destacando produtos e serviços de forma criativa e autêntica. Acompanhar o desempenho das postagens para entender o que funciona e ajustar as estratégias conforme necessário também é vital.


A Meta também indica manter uma interação ativa com o público, respondendo a comentários e mensagens de maneira rápida e personalizada.


Para ajudar nesse contexto, a inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta útil para otimizar alguns processos.


Atualmente, alguns recursos de IA têm sido aplicados na criação de campanhas no Facebook e Instagram. Além disso, as respostas automáticas no WhatsApp Business, também facilitam o dia a dia dos empreendedores.


8. Faça uma comunicação personalizada


Para evitar a chamada “fadiga digital”, que se refere ao cansaço de consumidores em relação à presença em redes sociais e abordagens excessivas por marcas feitas nesses meios, a recomendação da Meta é manter uma comunicação personalizada e direta, evitando abordagens generalistas.


9. Tenha um perfil profissional


Um erro comum entre os empreendedores é o uso de contas pessoais para a criação e gestão de perfis comerciais nas redes sociais, especialmente no WhatsApp e Instagram.


A Meta, dona dessas plataformas, recomenda o oposto: “O uso de perfis comerciais oferece acesso a métricas valiosas e transmite maior profissionalismo. No Instagram, é essencial atualizar regularmente o conteúdo e adotar uma abordagem interativa para engajar os clientes”, indica a empresa.


(Texto de Maria Clara Dias)


Este conteúdo foi originalmente publicado em Tem uma PME? Veja 9 dicas para turbinar as vendas nas redes sociais, segundo a Meta no site CNN Brasil.

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