Seja bem-vindo
,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo deve concluir estudos sobre volta do horário de verão nesta semana

cnnbrasil.com.br
Governo deve concluir estudos sobre volta do horário de verão nesta semana

O governo quer concluir, nesta semana, os estudos sobre a viabilidade de retomar o horário de verão. As discussões sobre o assunto ainda estão em andamento e são lideradas pelo Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
Uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética, nessa terça-feira (17), deve discutir o assunto. O comitê inclui ainda representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O encontro, no entanto, ainda não está oficialmente confirmado.




Fontes ouvidas pela CNN apontam que a tendência deve ser de recomendar a volta do horário de verão, mas que a decisão final deve ser do Palácio do Planalto.


O próprio ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou – em entrevista à Rádio Itatiaia – que o horário de verão passa a ser uma realidade muito premente do ponto de vista energético, até para evitar que a conta de energia elétrica suba. Segundo ele, não é possível dizer que o Brasil vive um momento de insegurança energética.


“Com essa escassez hídrica no momento de pico entre 18h e 20h, quando a gente perde a energia solar e diminui a eólica, nos precisamos despachar as térmicas. O efeito do horário de verão não é só um efeito de segurança energética”, afirmou.


















Silveira lembrou que a situação atual é diferente de anos atrás, porque há um caixa de R$ 9 bilhões para investir nas distribuidoras, mas que é preciso aumentar a segurança e a resiliência do sistema, além de fazer o planejamento para 2026.


O fim do adiamento de uma hora no relógio foi oficializado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em abril de 2019. A justificativa foi a análise econômica de energia no período e como o relógio biológico da população é afetado.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo deve concluir estudos sobre volta do horário de verão nesta semana no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.