Seja bem-vindo
,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nunes Marques cobra avanços e prorroga prazo para discussão entre governo e Eletrobras

cnnbrasil.com.br
Nunes Marques cobra avanços e prorroga prazo para discussão entre governo e Eletrobras

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu mais 90 dias para a discussão entre governo e Eletrobras sobre o poder de voto da União na companhia depois da privatização.


Publicidade
A decisão é desta quarta-feira (18) e atende pedido conjunto apresentado pela empresa e pela Advocacia-Geral da União (AGU).


É a terceira prorrogação de prazo concedida pelo ministro. Em sua decisão, o magistrado cobrou a demonstração de avanços nas tratativas.


Conforme Nunes Marques, AGU e Eletrobras precisam demonstrar, ao final do prazo de 90 dias:



  • o engajamento em prol da resolução do caso;

  • os estágios percorridos indicando os avanços das negociações;

  • os ajustes, ainda que parciais, firmados, “a fim de que o quadro não permaneça indefinido por tempo indeterminado, tampouco contribua para a manutenção de cenário de incertezas”.


A negociação entre governo e Eletrobras está sendo conduzida pela Câmara de Mediação e Conciliação da Administração Pública Federal, depois de determinação de Nunes Marques.


No começo de agosto, Nunes prorrogou, por 45 dias, o período para as tratativas, a pedido das partes. Uma primeira concessão de prazo extra havia sido dada pelo ministro em abril.




“Complexidade”


Na nova solicitação de prazo, apresentada ao STF nesta quarta-feira (17), AGU e Eletrobras afirmaram que seguem “empenhadas” nos ajustes para chegar a um consenso.


“No entanto, dada a sensibilidade dos temas envolvidos, além da existência de questões técnicas e complexas, as tratativas ainda não chegaram a um desfecho”, disseram.


Segundo as partes, é preciso mais tempo para discussões aprofundadas, em razão da “complexidade inerente ao caso”.


“Isso porque não basta simplesmente alcançar um consenso superficial. É imperativo que todas as questões, mesmo as mais técnicas e controversas, sejam cuidadosamente examinadas e discutidas, e delimitadas no acordo a ser posteriormente entregue a essa Suprema Corte”, afirmaram.


A AGU e a Eletrobras ainda afirmaram que essa abordagem “rigorosa” é “crucial” para garantir segurança jurídica, evitando “futuras disputas ou incertezas jurídicas”.


“Além disso, ao tratar todas as questões de forma abrangente e definitiva, a conciliação que se pretende que seja alcançada em breve será mais robusta, proporcionando não apenas a resolução imediata do conflito, mas também uma sensação de estabilidade e confiança para todas as partes envolvidas, favorecendo um ambiente de maior previsibilidade e segurança nas relações jurídicas”, informa a solicitação.


















Ação


A ação sobre o assunto foi apresentada ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Trata da contestação do governo federal sobre a lei que desestatizou a empresa, diminuindo o poder de voto do Estado na companhia.


A União tem poder de voto de apenas 10%, mesmo possuindo 42% das ações ordinárias da ex-estatal.


A discussão do caso foi encaminhada, por Nunes Marques, para tentativa de conciliação em dezembro de 2023. Em abril deste ano, o ministro prorrogou as discussões por mais 90 dias.


A privatização da Eletrobras foi concluída em junho de 2022 sob o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).


X pode voltar? Entenda ação que pede ao STF desbloqueio da plataforma



Este conteúdo foi originalmente publicado em Nunes Marques cobra avanços e prorroga prazo para discussão entre governo e Eletrobras no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.