Seja bem-vindo
,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

“Volta” do X no Brasil foi “inadvertida” e causada por troca nos provedores de rede, diz plataforma

cnnbrasil.com.br
“Volta” do X no Brasil foi “inadvertida” e causada por troca nos provedores de rede, diz plataforma

O X (antigo Twitter) afirmou, por meio de nota divulgada na noite de quarta-feira (18), que o serviço da plataforma de mídia social foi restaurado de maneira “inadvertida e temporária” no Brasil após uma mudança no provedor de rede da empresa.


Publicidade
Ontem, usuários do X no Brasil relataram ter conseguido acesso à plataforma, que está bloqueada no país desde o último dia 30, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


“Quando o X foi desativado no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço para a América Latina não estava mais acessível para nossa equipe. Para continuar fornecendo um serviço ideal para nossos usuários, mudamos os provedores de rede. Isso resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para usuários brasileiros”, diz o comunicado da rede social.




“Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos os esforços para trabalhar com o governo brasileiro para retomar muito em breve para o povo do Brasil”, finaliza o aviso.


A CNN entrou em contato com o STF para comentar as declarações do X e aguarda retorno.


Especialista explica “volta” do X no Brasil


O especialista em tecnologia Arthur Igreja explicou na edição de ontem do Bastidores CNN que o X realizou uma mudança no roteamento que leva à plataforma.


“O X trocou de endereço. Então ele foi por uma outra faixa de IPs e aí as pessoas estão conseguindo chegar nesse novo endereço”, esclareceu o especialista.


Além da alteração no endereço IP, o X também implementou uma mudança no caminho de acesso utilizando tecnologia da empresa CloudFair.


“É como se fosse a empresa que indica para o usuário a rota que ele fará até chegar no X”, explicou. Esta estratégia permite que alguns usuários consigam acessar a plataforma, driblando as restrições impostas.


Cenário complexo


Igreja alerta para a complexidade da situação: “Nós temos um tabuleiro de xadrez muito mais complexo. Já era complexo, mas ele fica ainda mais”.


Ele menciona que a tecnologia da CloudFlare é utilizada por diversos órgãos governamentais brasileiros, incluindo o GOV.br.


O especialista adverte ainda que, se a CloudFlare for notificada e também tirada do ar, pode haver um “verdadeiro caos na internet brasileira”.


Este conteúdo foi originalmente publicado em “Volta” do X no Brasil foi “inadvertida” e causada por troca nos provedores de rede, diz plataforma no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.