Seja bem-vindo
,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nunca se parou guerra por teto fiscal, diz Dino em audiência com estados sobre queimadas

cnnbrasil.com.br
Nunca se parou guerra por teto fiscal, diz Dino em audiência com estados sobre queimadas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (19) que não há dicotomia entre responsabilidade fiscal e ambiental e que nunca uma “guerra” foi parada por teto fiscal.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
“Só existe responsabilidade fiscal verdadeira com responsabilidade ambiental”, afirmou o magistrado. “O resto é hipocrisia”, complementou.




A declaração foi feita na abertura de audiência no STF com representantes dos estados da Amazônia Legal e do Pantanal para discutir medidas de proteção ambiental e de combate a incêndios. 


“Convido a uma reflexão coletiva, porque quando nós analisamos a Constituição, nós estamos versando sobre créditos extraordinários visando atender guerra, como ação interna e calamidade pública. Eu nunca vi na história dos povos alguém parar uma guerra por teto fiscal”, declarou Dino.


No domingo (15), o magistrado autorizou o governo federal e abrir créditos extraordinários fora da meta fiscal para combater queimadas e incêndios na Amazônia e no Pantanal.


Segundo Dino, o objetivo da reunião com os estados é tentar “evitar o fim do mundo”.


“Anúncios quanto ao fim do mundo todos os dias são feitos, corretamente e necessariamente. É certo que se não houver reversão dos fluxos hoje estabelecidas, o Pantanal e a Amazônia e, portanto, todo nosso país, estão fortemente ameaçados.”


Conforme o ministro, a sustentabilidade é um “ativo econômico estratégico” do país.


“Certamente, as fazendas que produzem soja, produzem carne, de um modo geral, aqui que impulsiona a economia brasileira, não podem sair do Brasil. Elas estão implantadas aqui, e por isso mesmo a sustentabilidade é ativo econômico estratégico do Brasil e, portanto, não há dicotomia entre responsabilidade fiscal e ambiental”, afirmou.


Em 10 de setembro, o ministro fez uma reunião para discutir o tema com representantes do governo federal. Na ocasião, ele disse que o Brasil vive uma “pandemia” de incêndios florestais e que tal “absurdo” não pode ser normalizado.


As reuniões se dão no escopo de um conjunto de três ações movidas por partidos sobre prevenção de incêndios. Em março, o STF determinou elaboração de planos e de medidas para evitar e combater queimadas.


Os encontros com representantes de governos servem para colocar em prática a decisão do Supremo.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Nunca se parou guerra por teto fiscal, diz Dino em audiência com estados sobre queimadas no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.