Seja bem-vindo
,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

González foi advertido de que carta acatando vitória de Maduro era segredo de Estado, diz defesa

cnnbrasil.com.br
González foi advertido de que carta acatando vitória de Maduro era segredo de Estado, diz defesa

O advogado do opositor Edmundo González, José Vicente Haro, disse, nesta quinta-feira (19), que o ex-candidato presidencial da Venezuela foi advertido por integrantes do governo de Nicolás Maduro de que a assinatura da carta em que acatava a sentença judicial que ratificava a reeleição do presidente venezuelano era um “segredo de Estado”.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
Em entrevista por telefone à CNN, Haro disse que o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, e a vice-presidente de Maduro, Delcy Rodríguez, não permitiram que a defesa de González soubesse ou participasse da reunião de assinatura da carta, na residência do embaixador espanhol em Caracas, onde o opositor estava asilado.


“O senhor Edmundo foi advertido de que seriam documentos classificados, considerados confidenciais, inclusive segredo de Estado”, garantiu o advogado à reportagem.


“De fato, não permitiram a presença do seu advogado, da minha pessoa, na embaixada. Se eu estivesse aí não teria consentido de modo o que estavam obrigando o senhor Edmundo a assinar sob pressão e coação, e teria atuado”, afirmou à CNN.




Haro, que previamente tinha negado a assinatura de qualquer documento para que González pudesse sair da Venezuela rumo à Espanha, onde está asilado, garantiu ter sabido da reunião e da assinatura da carta somente após o vazamento da informação nesta quarta-feira (18), inicialmente em redes, e com a divulgação dos detalhes pelo próprio Jorge Rodríguez em coletiva de imprensa.


A carta, dirigida a Jorge Rodríguez, expressa que González não concorda mas acata a sentença do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) que ratificou a suposta vitória de Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho, com mais de 51% dos votos.


“Sempre estive e continuarei disposto a reconhecer e acatar as decisões adotadas pelos órgãos de justiça no contexto da Constituição, incluindo a precipitada sentença da Sala Eleitoral, com a qual não concordo, mas acato, por se tratar de uma resolução do máximo tribunal da República”, diz o documento.


Na carta, o opositor também afirma reconhecer as instituições constitucionais representadas nos cinco poderes do Estado – entre os quais está o eleitoral – e assume o compromisso de que sua atividade pública fora da Venezuela será limitada.


“Não pretendo em nenhum caso exercer representação formal ou informal alguma de poderes públicos do Estado venezuelano”, expressa o documento.


Em vídeo divulgado após o vazamento da carta, González disse que assinou o documento sob coação. “Em outras palavras, ou eu assinava, ou me ateria às consequências. Houve horas muito tensas de coação, chantagem e pressões. Neste momento considerei que poderia ser mais útil livre do que encerrado”, expressou.


No vídeo, González ainda se define como “presidente eleito” e disse que não trairá os milhões de venezuelanos que votaram nele. Segundo Haro, o asilo do opositor deve ser formalizado pelo governo espanhol nos próximos dias.


O líder chavista Jorge Rodríguez, no entanto, negou que tenha havido coação para a assinatura, e deu um ultimato para que Gonzalez desmentisse a acusação.


“Tenho gravações das conversas que tive pessoalmente com o senhor González Urrutia. O senhor quer que eu as mostre?”, questionou em coletiva de imprensa, dirigindo-se ao opositor. “Se nas próximas 24 horas o senhor não desmentir essas falsas acusações que fez, vou mostrar as provas das conversas que o senhor e eu tivemos cara a cara”, garantiu.


Este conteúdo foi originalmente publicado em González foi advertido de que carta acatando vitória de Maduro era segredo de Estado, diz defesa no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.