Seja bem-vindo
Itacaré,10/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Quem são os “caçadores de furacões” e o que eles fazem?

cnnbrasil.com.br
Quem são os “caçadores de furacões” e o que eles fazem?

Pilotos da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos voaram por dentro do furacão Milton, que avança em direção à Flórida, nos Estados Unidos, com o potencial de se tornar uma das tempestades mais destrutivas já registradas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) do país.


Publicidade
A tripulação passou por momentos de tensão enquanto enfrentava os ventos do furacão Milton, que chegaram a atingir 281 km/h, mas os “hurricane hunters” (ou “caçadores de furacões” em português), como são conhecidos, já estão acostumados a encarar o interior dessas tempestades.


Pilotos e pesquisadores da NOAA voam a bordo de aviões específicos para coletar dados que ajudam os meteorologistas a fazer previsões mais precisas e os pesquisadores de furacões a entender melhor os processos dessas tempestades, melhorando seus modelos.




Os caçadores de furacões utilizam duas aeronaves para essas missões: a P-3 Orion (utilizada para voar dentro do furacão) e o Jato G-IV (utilizado para voar acima e ao redor da tempestade).


Pilotos, engenheiros de voo civis, meteorologistas e engenheiros eletrônicos da NOAA são altamente treinados para operar neste tipo de condições climáticas adversas, assim como os equipamentos usados a bordo, projetados para isto.


Os modelos P-3 Orion foram originalmente projetadas para caçar submarinos durante a Guerra Fria, mas hoje aguentam os ventos, chuvas e as violentas correntes de ar ascendentes e descendentes de um furacão, conseguindo inclusive atravessar a parede de nuvens formada ao redor do olho do furacão.


A bordo do avião, os cientistas utilizam instrumentos que transmitem continuamente dados de pressão, umidade, temperatura e direção e velocidade do vento conforme eles voam através do furacão, fornecendo uma visão detalhada da estrutura da tempestade e de sua intensidade.


Sistemas de radar na cauda e na fuselagem inferior do avião também escaneiam o fenômeno climático vertical e horizontalmente, dando uma visão em tempo real da tempestade. Algumas missões, inclusive, tem como objetivo principal medir a pressão no olho do furacão e os ventos ao redor do olho.


Caçador de furacões conta como é o furacão Milton de cima


















Saiba as diferenças entre ciclone, tufão, furacão e tornado



Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem são os “caçadores de furacões” e o que eles fazem? no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.