Republicanos confirma Motta para a Câmara na terça (29); Lira deve apoiar

O Republicanos oficializará nesta terça-feira (29) a candidatura de Hugo Motta (PB) para o comando da Câmara dos Deputados. O atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), também deve confirmar o seu apoio ao líder do Republicanos na disputa.
O presidente da Câmara aguardava o fim do segundo turno das eleições municipais para se manifestar oficialmente. Ele já havia sinalizado a aliados seu apoio a Motta.
Um anúncio sobre qual candidato Lira apoiará é aguardado desde agosto, prazo inicial estabelecido por ele próprio para o anúncio. No início de setembro, o nome de Motta ganhou força na disputa após a desistência da candidatura de Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos.
Na semana passada, Lira e Motta compareceram juntos em evento do setor do agronegócio, que tem o apoio da maior frente parlamentar temática da Câmara. Na conferência, Lira afirmou que apostaria em uma candidatura de consenso e que, se isso não ocorrer, vencerá quem tiver mais votos.
Também são pré-candidatos ao cargo os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Motta é o primeiro a oficializar sua candidatura.
Antes considerado favorito na disputa pela proximidade com Lira, Elmar perdeu força nos últimos meses. Ao mesmo tempo, líderes partidários sinalizaram apoio a Motta, que tem se reunido com parlamentares em busca de endosso.
O deputado ainda tenta conquistar apoio de algumas bancadas, como o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. As eleições internas para o novo comando da Câmara serão realizadas em fevereiro de 2025, mas as movimentações internas na Casa tiveram início ainda no primeiro semestre deste ano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Republicanos confirma Motta para a Câmara na terça (29); Lira deve apoiar no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS