Cillian Murphy aborda o passado vergonhoso da Irlanda em novo filme
Embora Cillian Murphy tenha lido o aclamado livro irlandês “Small Things Like These” durante a pandemia da Covid-19 e tenha ficado “impressionado”, foi a esposa do vencedor do Oscar, Yvonne McGuinness, que sugeriu que ele transformasse a história da posição de um homem contra o abuso na igreja em um filme.
Apesar do livro “tenha ficado comigo por um longo tempo”, o ator irlandês admitiu à CNN que inicialmente não pensou nele como um possível projeto de filme. Mas após o incentivo de sua esposa, ele entrou em contato com o dramaturgo Enda Walsh e o diretor de Peaky Blinders, Tim Mielants, pedindo ajuda em um assunto que ele chama de “um trauma coletivo” que o povo irlandês “ainda está processando”.
Murphy interpreta o comerciante de carvão Bill Furlong, pai de cinco meninas em uma pequena cidade irlandesa na década de 1980.
“Nós o conhecemos neste ponto de sua vida em que ele está passando por uma grande turbulência emocional. Parece que ele está passando por algum tipo de colapso”, disse Murphy à CNN.
“E então essa atmosfera opressiva na cidade e o controle que a Igreja exerce sobre toda a sociedade. Tudo está chegando ao auge nestes dois dias específicos antes do Natal”, completou.
Também chegando ao auge está o futuro das cinco meninas Furlong, cuja energia despreocupada contrasta fortemente com a miséria das jovens que Bill avista na lavanderia anexa ao convento local, enquanto ele entrega carvão.
Ao entrar no prédio, ele as vê esfregando o chão e trabalhando na lavanderia; uma delas implora para que ele a ajude a escapar enquanto uma freira o leva embora às pressas. À distância, um bebê chora.
Quando Bill encontra uma dessas meninas abandonada no galpão de carvão do convento, a madre superiora, interpretada por Emily Watson, deixa claro para ele o quão rápido ela pode tirar a educação valiosa que as freiras dão às suas filhas. Ela lhe dá um envelope de dinheiro para ajudar no Natal – para garantir seu silêncio.
“Small Things Like These” pode parecer um filme pequeno e tranquilo, especialmente quando comparado ao blockbuster vencedor do Oscar de Murphy, “Oppenheimer”, mas o herói do filme está em uma jornada moral épica. E não há nada de tranquilo no retrato da misoginia do filme.
Apesar de ter a sensação de um filme de época, essa história irlandesa ainda não foi relegada ao passado. No início deste ano, o governo da Irlanda abriu um esquema de reparação para instituições de mães e bebês.
Na Irlanda do Norte, as consultas sobre um inquérito público sobre lares para mães e bebês começaram. Muitos irlandeses ainda estão tentando compreender a realidade do que aconteceu com milhares de mulheres e seus bebês.
Na semana passada, o Vaticano apresentou seu primeiro relatório anual sobre iniciativas de proteção à criança para lidar com outro grande escândalo, o do abuso sexual clerical. Ele descobriu que partes da Igreja Católica Romana ainda estão falhando em garantir que o abuso sexual clerical seja relatado adequadamente.
Este é o primeiro filme da produtora de Murphy, Big Things, e tem produção executiva de Matt Damon e Ben Affleck. “Small Things Like These” estreou na sexta-feira (8) nos Estados Unidos, mas ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.
Veja também: os principais lançamentos de 2025 nos cinemas
1 de 12Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, "Anora" chega aos cinemas brasileiros em janeiro • Reprodução
2 de 12"Conclave", com Ralph Fiennes, estreia em janeiro • Divulgação
3 de 12Novo filme do diretor de "Parasita", "Mickey 17" estreia em janeiro • Reprodução/Warner
4 de 12"Um Completo Desconhecido", cinebiogradia de Bob Dylan, chega aos cinemas brasileiros em fevereiro de 2025 • Gotham/GC Images via Getty Images
5 de 12Destaque em Cannes em 2024, "Emilia Perez" lança em fevereiro • Divulgação
6 de 12"O Brutalista" vai estar disponível no Brasil em fevereiro • Divulgação
7 de 12Estrelado por Fernanda Montenegro, "Vitória" chega aos cinemas em março • Youtube/ Sony Pictures Brasil
8 de 12Live-action de "Branca de Neve" chega aos cinemas brasileiros em março • YouTube/Walt Disney Studios
9 de 12Cinebiografia de Michael Jackson estreia em abril • Reprodução/X
10 de 12"Thunderbolts*" lança em maio • Reprodução
11 de 12"F1" chega aos cinemas em junho • Divulgação/Warner Bros.
12 de 12"Superman" tem previsão de estreia para julho de 2025 • Instagram/@jamesgunn
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cillian Murphy aborda o passado vergonhoso da Irlanda em novo filme no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS