Moraes diz lamentar “mediocridade” de quem “banaliza ato terrorista” contra STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (14) que lamenta a “mediocridade de várias pessoas que continuam querendo banalizar um gravíssimo ato terrorista”, em referência às explosões em frente à Corte, na noite de quarta (13).
De acordo com Moraes, “no mundo todo alguém que coloca na cintura artefatos para explodir pessoas é considerado um terrorista”.
Moraes também disse que quem pretende “normalizar” ataque às instituições devem ser e serão responsabilizadas.
“Lamentar essa mediocridade que também normaliza ou pretende normalizar o contínuo ataque às instituições. Essas pessoas não são só negacionistas na área da saúde, são negacionistas do Estado de direito, e devem ser responsabilizadas, e serão responsabilizadas”.
A fala do ministro foi feita na abertura da sessão do STF.
O prédio principal do STF passou por vistoria e varredura na manhã desta quinta (14) por agentes da Polícia Federal e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar. A Corte está cercada com gradis desde a madrugada.
Na noite de quarta (13), Francisco Wanderley Luiz explodiu artefatos em um carro perto da Câmara dos Deputados e depois em frente ao STF, onde se explodiu e morreu.
Ele foi candidato a vereador pelo PL no município de Rio do Sul (SC), em 2020. O apelido dele era Tiu França e ele havia alertado em seus perfis nas redes sociais que cometeria um atentado.
Na internet, ele havia publicado prints de mensagens confusas com ameaças a políticos e citando supostas novas explosões. Francisco também divulgou mensagens que mencionavam a data desta quarta-feira e falavam sobre uma “revolução”. “Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de materiais etc. Início 17:48 horas do dia 13/11/2024”, escreveu.
A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para apurar o caso. A investigação está no STF e foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes. A apuração se baseia neste momento inicial nas hipóteses criminais de atentado contra o Estado de direito e de ato terrorista.
Veja tudo que a PF já sabe sobre atentado com explosões em Brasília.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes diz lamentar “mediocridade” de quem “banaliza ato terrorista” contra STF no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS