Trump escolhe ex-procurador-geral para representar os EUA na Otan
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quarta-feira (20), que Matt Whitaker, que atuou como procurador-geral interino durante seu primeiro mandato, servirá como embaixador dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no novo governo.
“Matt fortalecerá os relacionamentos com nossos aliados da Otan e permanecerá firme diante das ameaças à paz e estabilidade. Ele colocará a AMÉRICA EM PRIMEIRO LUGAR”, escreveu Trump.
De acordo com o site da missão dos EUA na Otan, o representante oficial “ocupa a cadeira dos EUA no Conselho do Atlântico Norte (NAC), que é o principal órgão de tomada de decisões políticas dentro da Otan. O NAC supervisiona o processo político e militar relacionado a questões de segurança que afetam a aliança.”
O presidente eleito tem uma história complicada com a Otan e, no início deste ano, disse que disse a um país membro da Otan que os EUA não os protegeriam contra uma invasão russa se eles não cumprissem as diretrizes de gastos da Otan, e que ele “encorajaria (a Rússia) a fazer o que quisesse”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump escolhe ex-procurador-geral para representar os EUA na Otan no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS