Seja bem-vindo
Itacaré,03/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Virginia come 20 ovos por dia: médica comenta riscos desse tipo de dieta

cnnbrasil.com.br
Virginia come 20 ovos por dia: médica comenta riscos desse tipo de dieta

A influenciadora digital Virginia Fonseca, 25, revelou que desde o nascimento de seu terceiro filho, José Leonardo, há dois meses, ela está passando por uma dieta super restritiva para recuperar o antigo corpo, que inclui o consumo diário de 20 ovos. Mas será que isso pode fazer mal?


Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora
A esposa de Zé Felipe não expôs muitos detalhes sobre o plano alimentar completo – que apenas a quantidade de ovos, dos quais consome principalmente a clara, parte considera mais “fit” deste alimento. Mas, se levarmos em consideração apenas esse item revelado, já há itens a se preocupar.


A médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e docente do Curso Nacional de Nutrologiada Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), aponta como uma dieta nesses moldes, que provavelmente é hipocalórica, deve estar desequilibrada e carrega um excesso de proteínas. “Se esse consumo crônico não for acompanhado de ingestão de cálcio e vitamina D, pode comprometer a densidade mineral óssea”, explica a especialista.




Riscos das dietas restritivas


A docente ainda aponta que há diferentes ameaças conforme o tempo em que uma pessoa se expõem a uma dieta restritiva. “Nas primeiras semana já aparecem os riscos de curto prazo”, explica ela, que os elenca:



  • Desconfortos gastrointestinais como gases, sensação de estufamento, náuseas e constipação pela ausência de fibras na dieta.

  • Dificuldade em digerir grandes quantidades de proteínas e gorduras.

  • Deficiência de fibras, que compromete a saúde intestinal.

  • Baixa ingestão de vitaminas hidrossolúveis, como vitamina C, complexo B e minerais.

  • Cansaço e fadiga, pela redução da disponibilidade de glicose, fonte primária de energia, pode levar a fraqueza muscular, dificuldade de concentração e irritabilidade.

  • Impacto no apetite e comportamento alimentar, pelo alto consumo proteico e restrição calórica, que podem reduzir a fome momentaneamente, mas causar episódios de compulsão alimentar posteriormente.


Após alguns meses, a médica enumera outros problemas que podem surgir:



  • Diminuição do metabolismo basal, porque dietas restritivas podem causar perda de massa magra.

  • Possível aumento do colesterol LDL em indivíduos predispostos, elevando o risco cardiovascular.

  • Desregulação menstrual pela baixa ingestão calórica, que pode levar a amenorreia pela diminuição dos níveis de leptina e estrógeno.

  • Impacto na fertilidade, pela insuficiência energética prolongada que pode comprometer funções reprodutivas.


Evite dietas que se concentram em um só alimento


Tudo em excesso faz mal, até o que originalmente poderia fazer bem a saúde, como o consumo de ovos. Para a nutricionista, Cris Ribas Esperança, nutricionista do Instituto do Bem-Estar Giulliano Esperança, o ideal é ter um plano alimentar individualizado, conforme as necessidade nutricionista de cada pessoa. Para ela, uma dieta equilibrada envolve variedade de alimentos de diferentes grupos alimentares, para atingir a ingestão de todos os nutrientes essenciais necessários. “Focar excessivamente em um único alimento pode resultar em deficiências nutricionais e desequilíbrios”, afirma.


*Com informações de Gabriela Maraccini, da CNN


Este conteúdo foi originalmente publicado em Virginia come 20 ovos por dia: médica comenta riscos desse tipo de dieta no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.