Seja bem-vindo
Itacaré,24/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

5 fatos pouco conhecidos sobre a endometriose

jovempan.com.br
5 fatos pouco conhecidos sobre a endometriose

A endometriose é uma doença crônica que afeta a saúde e a qualidade de vida de mais de 8 milhões de brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Ela ocorre quando o endométrio – mucosa que reveste a parede interna do útero – cresce em outras áreas, como os ovários e a região pélvica, causando desconforto intenso e outros sintomas, a exemplo de dor nas relações sexuais e ao evacuar, assim como fadiga frequente.


Publicidade
Apesar de ser uma doença bastante conhecida, com campanhas nacionais de conscientização, existem alguns fatos pouco popularizados e que podem passar despercebidos. Veja abaixo!


1. A endometriose pode afetar órgãos fora do sistema reprodutor


O crescimento do endométrio não está restrito apenas ao restante do sistema reprodutor, como as trompas uterinas e os ovários, de modo que pode se estender também à bexiga e ao intestino. Em casos mais complexos, o tecido avança ainda mais, até as cavidades torácica e abdominal, cobrindo, inclusive, parte do pulmão.


2. Não ter tido filhos pode aumentar as chances de desenvolver a doença


De acordo com o Dr. Thiago Borges, cirurgião e coordenador do Serviço Especializado em Endometriose do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que faz parte da Dasa, algumas situações aumentam as chances de uma mulher desenvolver endometriose. Como exemplos, pode-se citar não ter tido filhos, ter começado a menstruar antes dos 12 anos, a existência de casos da doença na família, a observação de anormalidades no útero ou ciclos longos de menstruação.


3. A endometriose também pode prejudicar a saúde do coração


Uma pesquisa recente, realizada na Dinamarca, avaliou a saúde de 300 mil mulheres por mais de 40 anos e percebeu que aquelas com endometriose apresentavam um aumento de 20% nas chances de desenvolver doenças cardiovasculares, principalmente arritmia, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Porém, ainda faltam estudos científicos que comprovem a relação entre a endometriose e a inflamação que prejudica a saúde do coração.


Apesar dos obstáculos causados pela endometriose, muitas mulheres conseguem engravidar naturalmente Imagem: Nadiia Lapshynska | Shutterstock

4. Mulheres com endometriose podem ter dificuldade para engravidar


O Dr. Thiago Borges explica que esse é um mito muito popular. “Mas a verdade é que elas podem, sim, engravidar naturalmente. Porém, de 30% a 40% dessas mulheres tendem a ter mais dificuldades para que isso aconteça, já que a doença pode causar problemas no útero, nas tubas uterinas ou nos ovários. Então, é indicado que a paciente que deseje engravidar faça um acompanhamento com foco em reprodução durante o tratamento da endometriose”, explica.


5. O diagnóstico não precisa demorar anos para ser confirmado


O tempo médio para o diagnóstico da endometriose costuma ser entre 7 e 10 anos depois do início dos sintomas. Como a doença tem sintomas comuns a outras patologias, ela pode passar despercebida no dia a dia de muitas mulheres, que, apesar de sentirem dores características dessa condição – como cólicas menstruais –, acabam atribuindo-as a causas diversas. Porém, é possível fazer o rastreio de forma precoce por meio do relato dos sintomas ao ginecologista, que costuma solicitar alguns exames de imagem.


“A ressonância magnética identifica a endometriose de forma não invasiva e sem radiação. Quando realizado e avaliado por médicos experientes, o exame é capaz de detectar, com precisão, lesões nos ovários, nas trompas uterinas, nas paredes do intestino, na bexiga, nos ureteres e nos nervos pélvicos, sendo de grande importância para o planejamento do tratamento e controle evolutivo”, detalha a Dra. Déborah Monteiro, radiologista especialista em endometriose da CDPI, que também faz parte da Dasa.


Além dos exames de imagem, outro aliado na identificação da endometriose é o exame de sangue, capaz de identificar a elevação do CA125, uma proteína do sangue, no organismo da paciente.


Por Rachel Lopes

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.