Seja bem-vindo
Itacaré,24/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Após negociações com a Fazenda, Câmara retoma debate sobre PEC das Igrejas

cnnbrasil.com.br
Após negociações com a Fazenda, Câmara retoma debate sobre PEC das Igrejas

Após reuniões de deputados com o Ministério da Fazenda, a Câmara dos Deputados deve retomar na próxima semana o debate sobre a proposta que amplia a imunidade tributária para templos religiosos.


Publicidade
A CNN apurou que o governo deve enviar sugestões de mudança ao texto nesta segunda-feira (25). Ajustes na proposta, conforme a negociação com integrantes da equipe econômica, devem ser debatidos por líderes partidários na terça-feira (26).




Nas últimas sessões, a proposta não foi votada por falta de acordo e pela explosão na frente do Supremo Tribunal Federal (STF), que interrompeu a discussão do projeto na semana passada. A Frente Parlamentar Evangélica pressiona pela aprovação do texto, mas ainda não há consenso entre as bancadas.


Negociações


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi apresentada pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Ele atua diretamente nas articulações e na quinta-feira (21) esteve no Ministério da Fazenda.


Também participaram da reunião o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan.


Entre as mudanças em análise está um pedido do governo para detalhar quais bens e serviços teriam imunidade garantida, sem a incidência, por exemplo, do ICMS e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).


A CNN apurou que parte dos deputados é contra o texto por avaliar que o debate sobre a isenção não é adequado no momento em que o Congresso ainda analisa a regulamentação da reforma tributária e tem dificuldades para definir os regimes diferenciados e especiais sem aumentar a alíquota padrão.


O relator da proposta, deputado Dr. Fernando Máximo (União Brasil-RO), acredita que o texto será votado na próxima semana. Se for aprovado, seguirá para o Senado, onde pode ter como relatora a senadora Eliziane Gama.


O que diz a proposta


Antes de ir ao plenário, a PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em setembro de 2023, e em uma comissão especial, em fevereiro deste ano.


O texto original também ampliava a imunidade para partidos políticos, mas o relator na comissão especial retirou essa previsão. Fernando Máximo sugeriu ajustes e apresentou um substitutivo, que foi aprovado por unanimidade.


A Constituição proíbe a cobrança de impostos de entidades religiosas e templos de qualquer culto, mas a imunidade tributária vale somente para o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades.


A PEC aprovada na comissão especial veda a cobrança de tributos sobre bens ou serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços de entidades religiosas. Pelo texto, a imunidade valerá para creches, asilos, orfanatos, comunidades terapêuticas, monastérios, seminários e conventos ligadas às entidades religiosas.


Aval do governo


A PEC das Igrejas não enfrenta resistência do governo, que busca fazer acenos ao eleitorado evangélico e à bancada no Legislativo que tem 240 integrantes, uma das maiores do Congresso.


O texto também conta com o compromisso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de pautá-lo. Na semana em que foi pautada no plenário pela primeira vez, Lira participou de jantar com a bancada evangélica, onde foi homenageado. Candidato à presidência da Câmara no próximo ano, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), também compareceu.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Após negociações com a Fazenda, Câmara retoma debate sobre PEC das Igrejas no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.