“Ainda Estou Aqui”: todos os prêmios que o filme já ganhou até agora
O sucesso de “Ainda Estou Aqui” não se reflete apenas nas bilheteiras, nas quais o filme de Walter Salles já ultrapassou a marca de 1,4 milhão de espectadores. A produção também vem conquistando reconhecimento em festivais internacionais, o que pode aumentar ainda mais suas chances para o Oscar 2025.
A trajetória de sucesso do filme teve início no Festival de Veneza 2024, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro.
Desde então, diversos outros eventos têm reconhecido a qualidade da produção estrelada por Fernanda Torres. Saiba para quais categorias do Oscar “Ainda Estou Aqui” está cotado.
A CNN compilou uma lista com todas as premiações e festivais que reconheceram o longa “Ainda Estou Aqui”, além das entidades que já indicaram ou premiaram o filme.
Confira a lista dos principais prêmios de “Ainda Estou Aqui”:
Festival de Veneza 2024
- Em um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, a produção ganhou o prêmio de Melhor Roteiro;
- Green Drop Award: ainda no Festival de Veneza, “Ainda Estou Aqui” recebeu o prêmio Green Drop, concedido ao filme que “melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação do planeta e de seus ecossistemas para as gerações futuras, promovendo estilos de vida sustentáveis e a cooperação entre os povos”.
- SIGNIS Award: também em Veneza, o filme ainda levou o troféu do Júri SIGNIS, concedido pela Associação Católica Mundial para Comunicação, que costuma reconhecer projetos que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz.
Critics Choice Association
- No evento paralelo do Critics Choice Awards, um dos maiores prêmios do cinema, Fernanda Torres foi reconhecida no Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira.
Vancouver International Film Festival
- No festival, a produção recebeu o prêmio do público, o Gala & Special Presentations Audience Award.
Mill Valley Film Festival
- “Ainda Estou Aqui” foi premiado com o Audience Favorite World Cinema, concedido pelo público do evento.
Pingyao International Film Festival
- O festival de cinema de Pingyao, em Shanxi, China, homenageou o diretor Walter Salles com o prêmio Crouching Tiger Hidden Dragon East-West Award.
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
- Em um dos principais eventos de cinema do país, a produção foi eleita pelo público como o melhor filme nacional de ficção da Mostra.
Miami Film Festival
- “Ainda Estou Aqui” foi agraciado com o prêmio do público, o Audience Award.
1 de 8"Ainda Estou Aqui" é o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 • Divulgação/Alile Dara Onawale
2 de 8Estrelado por Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, o filme fala sobre a luta dela em busca de respostas após seu marido, Rubens Paiva, ter desaparecido durante a Ditadura Militar • Divulgação/Alile Dara OnawalePublicidade
3 de 8Mãe de cinco filhos, Eunice busca respostas sobre o paradeiro do marido • Divulgação/Alile Dara Onawale
4 de 8O filme é o novo longa do diretor Walter Salles • Divulgação/Alile Dara Onawale
5 de 8Fernanda Torres disse à CNN que Eunice "combateu o estado autoritário através de uma imensa delicadeza combativa" • Divulgação/Alile Dara Onawale
6 de 8Selton Mello, que também estrela "Ainda Estou Aqui", vive o deputado Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
7 de 8À CNN, Mello disse que “[teve que criar] esse personagem de uma forma marcante o suficiente para reverberar ao longo do filme ajudando a trajetória da personagem da Nanda [Fernanda Torres] e do público, que é cúmplice dessa jornada” • Divulgação/Alile Dara Onawale
8 de 8Fernanda Montenegro interpreta Eunice Paiva no fim da vida em "Ainda Estou Aqui"; ela morreu aos 86 anos em 2018, quatro anos após a Comissão Nacional da Verdade emitir o relatório que solucionou o desaparecimento de Rubens Paiva • Divulgação/Alile Dara Onawale
“Ainda Estou Aqui” trata-se da adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido pelo livro “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos. Saiba mais sobre a história.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega) e mais.
A CNN acompanhou o lançamento exclusivo do filme durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; saiba como foi a coletiva e confira nossas entrevistas individuais com os astros da produção, Fernanda Torres e Selton Mello.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”:
“Ainda Estou Aqui”: como é a participação de Fernanda Montenegro?
Selton Mello à CNN: “Criei um personagem para reverberar no filme”
“Ainda Estou Aqui”: quem foi Rubens Paiva, personagem de Selton Mello
Filme propõe reflexão sobre a ditadura militar, diz Fernanda Torres em entrevista para a CNN
Quem foi Eunice Paiva, personagem de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Ainda Estou Aqui”: todos os prêmios que o filme já ganhou até agora no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS