Seja bem-vindo
Itacaré,25/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

“Qualquer ação” poderia acontecer até 31/12, relata general sobre conversa com Bolsonaro; ouça

cnnbrasil.com.br
“Qualquer ação” poderia acontecer até 31/12, relata general sobre conversa com Bolsonaro; ouça

Em áudio obtido pela investigação da Polícia Federal (PF) sobre uma suposta tentativa de golpe, o general da reserva Mário Fernandes disse ao tenente-coronel Mauro Cid que conversou com o então presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o prazo para colocar em prática uma “ação”.


Publicidade
Segundo a troca de mensagens entre Fernandes e Cid, a data da diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 12 de dezembro, “não seria uma restrição” e que a ação poderia acontecer até 31 de dezembro.


A CNN conseguiu acesso aos áudios dessas mensagens.


“Durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12, pela diplomação do v***, não seria uma restrição, que isso pode, que qualquer ação nossa pode acontecer até 31 de dezembro e tudo”, disse Fernandes a Cid, que na época era ajudante de ordens de Bolsonaro.


“Mas, p***, aí na hora eu disse, pô presidente, mas o quanto antes, a gente já perdeu tantas oportunidades”, disse o general, na mensagem.




Ouça: 



De acordo com os investigadores, as mensagens tratam de “intenções antidemocráticas” vocalizadas por Fernandes.


A PF também concluiu que o general mostrou “grande preocupação” com os “movimentos antidemocráticos que estavam nas ruas”, principalmente com “a possiblidade de perder o controle sobre a massa de pessoas envolvidas nas manifestações”.


No áudio, Fernandes narrou a Cid dois cenários caso a “ação” levasse mais tempo para ser colocada em prática: ou as manifestações iriam “esmaecer” ou iriam “recrudescer”. Segundo Fernandes, a segunda possibilidade traria o risco de eles perderem o controle a partir do surgimento de “radicalismos”.


“A partir da semana que vem, eu cheguei a citar isso pra ele, das duas uma, ou os movimentos de manifestação na rua, ou eles vão esmaecer ou vão recrudescer. Recrudescer com radicalismos e a gente perde o controle, né? Pode acontecer de tudo. Mas podem esmaecer também”, afirmou o militar.


Conforme a PF, Fernandes indicou que o golpe poderia ser frustrado caso se passasse muito tempo. “A partir do dia 20 de dezembro, o Comando Militar seria ‘passado’ para militares indicados pelo governo eleito, citado na mensagem como ‘eventual governo do presidiário’”, diz o relatório da investigação.


Indiciamento


A investigação sobre a suposta tentativa de golpe foi concluída na quinta-feira (21). O inquérito foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator da apuração no Supremo Tribunal Federal (STF).


Mario Fernandes foi preso e indiciado por tentativa de golpe de Estado.


O magistrado deve encaminhar o material ainda nesta semana para avaliação da Procuradoria-Geral da República (PGR).


A PF indiciou no caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.


Segundo a investigação, Bolsonaro, integrantes do seu governo, auxiliares e militares planejaram um golpe para manter o ex-presidente no poder.


O suposto golpe passaria, inclusive, pelos assassinatos de Lula, do seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes, em dezembro de 2022.


Bolsonaro: entenda passo a passo do julgamento no STF



Este conteúdo foi originalmente publicado em “Qualquer ação” poderia acontecer até 31/12, relata general sobre conversa com Bolsonaro; ouça no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.