Seja bem-vindo
Itacaré,26/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Superintendência do Cade manda Apple abrir plataforma a rivais da App Store

cnnbrasil.com.br
Superintendência do Cade manda Apple abrir plataforma a rivais da App Store

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) abriu nesta segunda-feira processo administrativo contra a Apple para apurar suspeitas de abuso de posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos, segundo queixa formulada em 2022 pelo Mercado Livre.


Publicidade
O órgão ainda determinou que a Apple tem que cumprir preventivamente uma série de medidas que incluem permitir que desenvolvedores indiquem outras lojas de aplicativos além da App Store para seus usuários e que não sejam forçados a aceitar os termos do sistema de pagamento da Apple.




Caso a empresa não cumpra as medidas, a Superintendência do Cade afirma que a Apple estará sujeita à multa de R$ 250 mil por dia.


A Superintendência do Cade afirmou que “foi concedido medida preventiva para fazer cessar os efeitos anticompetitivos da prática investigada”.


Segundo a reclamação do Mercado Livre, as regras da Apple impedem a oferta de serviços de streaming de vídeo e música, entre outros, de empresas que concorrem com a companhia norte-americana nesses segmentos.


Procurada, a Apple no Brasil não se manifestou.


As políticas da Apple são contestadas em quase todos os mercados do mundo nos últimos anos. Em meados de 2024, a produtora do videogame Fortnite, Epic, reclamou que a Apple estava atrasando o lançamento da loja de aplicativos da empresa na Europa para usuários de iPhones e iPads.


















“As condutas anticoncorrenciais decorrem da aplicação de diversas disposições constantes nos Termos & Condições (T&Cs) impostos pela Apple para regular o funcionamento do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS”, afirmou a Superintendência do Cade por meio de nota.


“Neste sentido, a SG/Cade apura se essas condutas têm o potencial de fechar os mercados nacionais de distribuição de aplicativos, distribuição de bens e serviços digitais e de sistemas de processamento de compras nos aplicativos do sistema operacional iOS”, acrescentou o órgão.


A Apple também terá que fornecer ao mercado brasileiro em até 20 dias “mecanismos e ferramentas para disponibilizar… opções adicionais de distribuição de apps e sistemas de processamento de pagamentos”, afirmou o órgão de defesa da concorrência.


As medidas determinadas pela Superintendência do Cade são válidas “até a decisão final de mérito” pelo órgão antitruste.


CNT: Das 10 melhores rodovias do país, 9 são da iniciativa privada



Este conteúdo foi originalmente publicado em Superintendência do Cade manda Apple abrir plataforma a rivais da App Store no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.