Seja bem-vindo
Itacaré,26/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Acidente da Voepass: comissão da Câmara ouve Anac, Latam e governo nesta terça (26)

cnnbrasil.com.br
Acidente da Voepass: comissão da Câmara ouve Anac, Latam e governo nesta terça (26)

A comissão externa da Câmara dos Deputados responsável por acompanhar as investigações do acidente com o avião da Voepass realiza mais uma audiência pública nesta terça-feira (26), a partir das 15 horas. Foram convidados representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Latam, da Defensoria Pública e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Publicidade
O encontro foi solicitado pelo coordenador do colegiado, deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), pelo relator, deputado Fernando Padovani (União-PR), e pelo deputado Pedro Aihara (PRD-MG).




Segundo os parlamentares, os representantes poderão falar desde as condições de manutenção das aeronaves que operam no país, até a gestão de incidentes relacionados à segurança dos voos. Além disso, também discutirão a garantia de que os direitos das vítimas e de seus familiares sejam plenamente respeitados e protegidos


No caso da Latam, o convite se deu porque a empresa te acordo de “código compartilhado” com a Voepass, que permite, por exemplo, compartilhar voos. Os deputados afirmam, no entanto, que existem dúvidas sobre uma série de divergências entre a relação entre as duas empresas.


Confirmaram presença na audiência:



  • Tiago Souza Pereira, diretor presidente da Agência Nacional de Aviação Civil  (ANAC);

  • Luciana Jordão, defensora pública-geral do Estado de São Paulo;

  • Eduardo Macedo, líder de Assuntos Públicos da Latam Airlines no Brasil;

  • Vitor Hugo do Amaral Ferreira, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


O acidente


O avião da Voepass caiu no dia 9 de agosto de 2024, em Vinhedo, no interior de São Paulo. O voo 2283 saiu de Cascavel, no Paraná, e iria para Guarulhos, em São Paulo. A aeronave transportava 4 tripulantes e 58 passageiros — todos morreram. O acidente aéreo se tornou o sexto mais letal da história do Brasil.


Uma das hipóteses investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica, é o acúmulo de gelo em partes do avião, que poderia explicar a queda da aeronave.


Audiências


No final de agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão externa, composta por 37 deputados para acompanhar as investigações relacionadas à queda do avião.


Em setembro, o Cenipa apresentou um relatório preliminar, com passo a passo, desde a decolagem do avião até o acidente em Vinhedo. O relatório concluiu que a aeronave estava habilitada para voar em condições de gelo.


No mês de outubro, o presidente da Voepass, José Luis Felício Filho, disse à comissão que a aeronave havia passado por manutenção na noite anterior e estava plenamente operacional, além de garantir que os pilotos eram treinados para lidar com condições adversas.


No início de novembro, em outra audiência pública, a procuradora do trabalho Luana Lima Duarte Vieira Lea disse que a empresa tem histórico de desrespeito a direitos trabalhistas.  Segundo ela, o Ministério Público do Trabalho (MPT) vai avaliar o caso de forma sistêmica, buscando causas indiretas que podem ter contribuído para o acidente, como o possível esgotamento da tripulação.


Como mostrou a CNN, antes do acidente, a companhia acumulava mais de 2 milhões por dívidas trabalhistas. Em junho, um piloto relatou, durante audiência pública na Anac, uma rotina de pressões da companhia aérea para a realização de voos fora da escala de trabalho e sem respeitar as necessidades de descanso da tripulação.


Na última quinta-feira (21), em mais uma sessão, os executivos asseguraram que a Voepass cumpre todos os procedimentos de segurança de voo.


*Com informações de Agência Câmara de Notícias


**Sob supervisão de Renata Souza


Este conteúdo foi originalmente publicado em Acidente da Voepass: comissão da Câmara ouve Anac, Latam e governo nesta terça (26) no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.