Deborah Blando revela diagnóstico de fibromialgia: “Desde os 19 anos”
A cantora Deborah Blando, 55, revelou na terça-feira (26) que foi diagnosticada com fibromialgia há 36 anos, quando ainda tinha 19 anos. A notícia foi dada pela voz de “Innocence” e “Unicamente” em sua conta oficial do Instagram.
“Tinha vergonha de dizer que estava com dor porque as pessoas não acreditam que você seja tão forte que consegue sorrir e trabalhar com dor ou prestar atenção e rir da piada do outro com dor. Mas aprendemos [a] nos deixar para trás. Nosso corpo [vem] por último e esse é um dos motivos da fibromialgia se desenvolver”, escreveu a cantora na legenda da publicação.
A cantora revelou ainda que está passando por um tratamento chamado bloqueio venoso parassimpático, adotado sobretudo em casos de dores causadas por doenças crônicas, e prometeu mostrar detalhes de sua jornada de tratamento nas redes sociais para conscientizar seus seguidores sobre sua condição de saúde.
Além de Deborah Blando, outras celebridades como Lady Gaga, Sinéad O’Connor, Morgan Freeman e Davi Valente também foram diagnosticados com a doença.
O que é a fibromialgia?
A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada pela dor em todo o corpo, principalmente na musculatura, acompanhada de outros sintomas como fadiga (cansaço), sono, alterações na memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), essa é uma doença comum, que atinge, em maior parte, mulheres.
Ela começa como um quadro de dor localizada e crônica que, com o tempo, progride envolvendo todo o corpo. Inclusive, a dor difusa é o sintoma mais característico e importante da síndrome, de acordo com a SBR, e costuma ocorrer ao final do dia, geralmente, mas podendo acontecer também pela manhã.
Além disso, os sintomas da fibromialgia podem incluir:
- Fadiga;
- Sono não reparador, mesmo após dormir por longos períodos;
- Distúrbios do sono (como síndrome das pernas inquietas e apneia do sono);
- Dificuldades cognitivas (como dificuldade para focar, prestar atenção e de memória).
*Com informações de Gabriela Maraccini, da CNN
Veja também: “Fibromialgia é ‘protótipo’ da dor crônica, diz neurologista
Este conteúdo foi originalmente publicado em Deborah Blando revela diagnóstico de fibromialgia: “Desde os 19 anos” no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS