Seja bem-vindo
Itacaré,28/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Carne do Mercosul: Comissão do Senado aprova convite para ouvir embaixador da França

cnnbrasil.com.br
Carne do Mercosul: Comissão do Senado aprova convite para ouvir embaixador da França

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou requerimento para convidar o embaixador da França em Brasília, Emmanuel Lenain, e o presidente do Carrefour no Brasil, Stéphane Maquaire, para prestar esclarecimentos sobre o episódio em envolve a suspensão da venda da carne produzida no Mercosul em supermercados franceses da companhia.


Publicidade
“Que eles possam vir aqui dar explicações sobre o posicionamento do Carrefour francês em que o CEO diz que os produtos brasileiros não têm qualidade, não preenchem as regras, para serem vendidos no Carrefour francês. Isso é uma inverdade. O Brasil é signatário de diversos acordos, protocolos sanitários e exportamos para mais 160 países no mundo”, afirmou a senadora Tereza Cristina (PP-MS), autora do requerimento.


Segundo a parlamentar, o pano de fundo para os ataques do CEO do Carrefour, reforçado por políticos franceses, é a possibilidade de conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.




“Que a França não queira entrar no acordo Mercosul e União Europeia, o Brasil não tem nada com isso, é um problema dos franceses. Agora, colocar uma imagem ruim, falsa, sobre os produtos brasileiros é que nós não podemos admitir”, disse a senadora.


Tereza Cristina criticou a carta divulgada pela rede de hipermercados francesa com pedido de desculpas por ter anunciado a produtores franceses que a companhia não iria comercializar carne do Mercosul.


















“O pedido de desculpas do CEO francês foi um pedido pífio. Ele não pede desculpas coisa nenhuma. Ele diz: francês compra de francês, da União Europeia; o Carrefour brasileiro que compre dos brasileiros. Essa foi a desculpa dele que ainda fez um pequeno deboche, na minha opinião, dizendo que a carne brasileira é gostosa”, declarou.


A CNN entrou em contato com o Carrefour e com a Embaixada da França e aguarda posicionamento.


Reação do governo brasileiro


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou, nesta quarta-feira (27), durante o programa “Bom dia, Ministro”, que o CEO do Carrefour da França, Alexandre Bompard, se desculpou em carta porque “reconheceu a qualidade – sanitária e no paladar – dos produtos brasileiros”.


“A carta que o presidente dessa empresa de supermercados mandou ao ministro da Agricultura toca no ponto principal, ele se desculpou porque reconheceu a qualidade – sanitária e no paladar – dos produtos brasileiros. Então acho que isso já é uma resposta e uma boa resposta para essa questão, que é entre empresas privadas, a matriz na França e a do Brasil”, afirmou Mauro Vieira.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Carne do Mercosul: Comissão do Senado aprova convite para ouvir embaixador da França no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.