Seja bem-vindo
Itacaré,28/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cid e Bolsonaro trocaram links após PF encontrar “minuta do golpe”; veja

cnnbrasil.com.br
Cid e Bolsonaro trocaram links após PF encontrar “minuta do golpe”; veja

Após a divulgação de que uma “minuta do golpe” foi encontrada em janeiro de 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, trocaram mensagens.


Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora
A interação, segundo relatório da Polícia Federal (PF), consistia no envio de links de reportagens publicadas sobre o assunto.




Imagens sobre as mensagens constam no documento da PF sobre a investigação a respeito da tentativa de golpe de Estado após a eleição presidencial de 2022. Bolsonaro e Cid foram indiciados pela PF, assim como outras 35 pessoas.


A minuta foi apreendida pela PF em 10 de janeiro de 2023 — dois dias após os ataques contra as sedes dos Três Poderes — na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro e que era secretário da Segurança do Distrito Federal na época dos atos golpistas.


A mensagem de Bolsonaro foi apenas o encaminhamento de uma notícia, de 12 de janeiro daquele ano, com o título “PF encontra na casa de ex-ministro minuta para Bolsonaro mudar resultado da eleição”.




Mensagem
Mensagem de Bolsonaro para Mauro Cid após “minuta do golpe” ser apreendida • Reprodução/PF

Mais tarde, o tenente-coronel respondeu com outro link de notícia, dizendo que a minuta havia sido escrita à mão — o que foi retificado pela reportagem posteriormente, já que a minuta havia sido digitalizada.


Assessores


Cid havia, inclusive, encaminhado ao ex-presidente uma mensagem destacando a informação do “escrita à mão”, enviada anteriormente por Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro com quem o tenente-coronel havia trocado mensagens pouco antes.


No mesmo dia, Cid também teve contato com outro ex-assessor de Bolsonaro: Marcelo Câmara. O tenente-coronel encaminhou links sobre a apreensão da minuta.


Câmara respondeu dizendo não ver “gravidade”. “Doc [documento] não seguiu porque poderia não ter amparo jurídico”. Cid respondeu em seguida, mas a mensagem foi apagada.


Preocupação


Para a PF, “as trocas de mensagens evidenciam que os investigados estavam mais preocupados com a minuta de decreto apreendido”.


Segundo os investigadores, “foram realizadas várias reuniões entre integrantes do núcleo jurídico com o então presidente Jair Bolsonaro para definição do escopo das medidas que subverteriam o Estado Democrático de Direito”.


Eles lembram que, em 7 de dezembro de 2022, foi apresentada aos comandantes do Exército e da Marinha “uma minuta com os considerando que seriam os fundamentos das decisões a serem adotadas”. “Nesta data, há registros de entrada de Filipe Martins, Mauro Cid, Marcelo Camara e do então ministro da Justiça Anderson Torres no Palácio da Alvorada”, residência oficial da Presidência da República.


A CNN procura as defesas de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, Marcelo Câmara e Filipe Martins, e aguarda retorno.


Bolsonaro: entenda passo a passo do julgamento no STF



Este conteúdo foi originalmente publicado em Cid e Bolsonaro trocaram links após PF encontrar “minuta do golpe”; veja no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.