Israel invade escola no norte da Faixa de Gaza em operação contra Hamas
As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram nesta quarta-feira (27) que suas tropas invadiram uma escola no norte da Faixa de Gaza, onde alegavam que integrantes do Hamas estavam.
“As tropas operaram para eliminar terroristas em ataques aéreos e encontros próximos. Durante a operação, terroristas do Hamas dispararam mísseis antitanque do Hospital Indonésio contra as tropas das FDI”, ressaltaram.
Os militares também afirmaram que detiveram dezenas de combatentes do Hamas e os levaram para território israelense “para mais interrogatórios”.
Em declaração nesta quarta, o Hamas condenou os ataques de Israel a Beit Lahia e Jabalya, no norte de Gaza, e exigiu o fim dos “massacres e da fome”.
“O inimigo está intensificando os seus crimes de assassinato e cerco à cidade de Beit Lahia, que está sendo alvo de violentos bombardeamentos e ataques que não pararam ao longo do tempo, e exige que o nosso povo evacue e fuja dela”, disse o grupo.
Embora Israel tenha concordado com um cessar-fogo com o Hezbollah no Líbano, a sua ofensiva continua contra o Hamas em Gaza.
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.
A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.
Quando o conflito estava prestes a completar um ano, a população israelense saiu às ruas em protestos contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel invade escola no norte da Faixa de Gaza em operação contra Hamas no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS