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Itacaré,30/11/2024

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Procon de São Paulo registra 2.016 reclamações na Black Friday

cnnbrasil.com.br
Procon de São Paulo registra 2.016 reclamações na Black Friday

O Procon de São Paulo divulgou dados iniciais de reclamações dos consumidores na Black Friday, que aconteceu nesta sexta-feira (29). O número de queixas registradas no site, via consultas ou orientações feitas pelas redes sociais, até o inicio desta noite, era de 2.016 ocorrências.


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A maioria das reclamações registradas foram devido a problemas com as entregas, somando mais de 50% das queixas. As principais ocorrências foram:



  • 38,8% Não entrega ou demora na entrega;

  • 13,18% Produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado;

  • 11,84% Cancelamento de compras após o fechamento da venda;

  • 11,11% Maquiagem de preço;

  • 10,63% Indisponibilidade do item anunciado.




As empresas com maior número de reclamações foram:



  • 6,5% Dotcom / Sephora

  • 4,37% Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / Magalupay / Hub Fintechee

  • 3,83% Mercado Livre

  • 3,46% Via / Casas Bahia / Ponto Frio / Extra.com.br

  • 2,61% Amazon

  • 2,61% Claro / NET / Embratel /Nextel (América Móvil)


Segundo especialistas do Procon-SP, o registro pelo consumidor e a divulgação dos principais problemas servem de alerta para o consumidor e devem ser usados para melhorar a gestão e o serviço ao consumidor, retirando a marca de listas futuras.


“O Procon-SP se reúne periodicamente com as empresas e discute as questões reclamadas, com base em informações reais dos consumidores. Se bem utilizados, estes dados oferecem uma oportunidade de mudança estratégica para a melhoria de todo o negócio”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.


O órgão paulista de defesa do consumidor manterá os atalhos em seu site para reclamações relacionadas à Black Friday, devido a procedimentos com prazo de resolução mais longos.


















Este conteúdo foi originalmente publicado em Procon de São Paulo registra 2.016 reclamações na Black Friday no site CNN Brasil.

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