Como saber se a creatina é adulterada? Veja teste caseiro
Em outubro, a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) publicou um relatório reprovando 18 marcas comercializadas no Brasil, devido à discrepância entre o teor de creatina informado no rótulo e a quantidade real presente no produto.
Segundo Lorena Lima Amato, endocrinologista e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), componentes como açúcar, carboidratos e sais podem ser adicionados na creatina para baratear o custo do suplemento. No entanto, essa adição pode trazer riscos à saúde, como aumento da glicemia, efeitos colaterais como náuseas e diarreia, além de reações alérgicas.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais de alerta de que a creatina pode não ser pura. A detecção precisa de adulteração do suplemento é feita apenas em laboratório, mas testes caseiros podem ajudar a levantar suspeita. Veja como a seguir:
1. Ver a aparência
“A creatina é branca como açúcar, parece um açúcar refinado. Então, se a creatina que você está usando tem um aspecto grumoso, uma coloração mais amarelada ou mais escura, isso deve chamar atenção para a suspeita de não ser creatina”, orienta Amato.
2. Testar a diluição
A creatina pura é parcialmente solúvel em água, isso significa que ela não dissolve rapidamente, mas também não forma gotículas ou fica boiando na água. “Se você colocar na água e ficar com esse aspecto, pode ter algum outro componente”, afirma a endocrinologista.
3. Adicionar vinagre na água
Também é válido adicionar vinagre na água e depois acrescentar a creatina. Se borbulhar, pode ser que haja outros componentes no produto, como bicarbonato de sódio, por exemplo.
Vale lembrar, ainda, que a creatina não tem sabor. Então, ao notar que o suplemento está com sabor doce, por exemplo, pode ter sido adicionado algum tipo de açúcar para aumentar o volume do produto.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Como saber se a creatina é adulterada? Veja teste caseiro no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS