Secretários de segurança estaduais se reúnem em Brasília para discutir PEC da Segurança
Começa nesta quarta-feira (4) a XCII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 14h30.
Um dos titulares confirmados é Guilherme Derrite, secretário de São Paulo. O estado vive uma crise relacionada à violência policial com acontecimentos recentes, como o caso do policial que jogou um homem de uma ponte após abordagem.
Os secretários também devem discutir a padronização de indicadores de crimes violentos. Atualmente, cada unidade da Federação contabiliza os dados de uma forma diferente.
O Consesp reúne os secretários de segurança de todo o país, com competência para representar os interesses comuns das secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, promovendo a articulação institucional entre os entes federativos e o governo federal.
Um representante do Ministério da Justiça deve comparecer. As polícias Federal e Rodoviária Federal também foram convidadas.
Impacto aos estados
O objetivo é discutir como os estados podem ser afetados com a PEC da Segurança. Alguns governadores já demonstraram resistência com a ideia de forças federais, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuando de forma ostensiva nas cidades.
No começo de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu todos os governadores para apresentar a proposta. Foi a primeira vez que o tema foi discutido com os estados.
Lula disse na abertura da reunião que “o crime organizado é incontrolável se não houver pacto federativo que envolva todos os poderes da federação, todos os poderes que estão envolvidos direta ou indiretamente nisso”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretários de segurança estaduais se reúnem em Brasília para discutir PEC da Segurança no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS