Se acordo Mercosul-UE não sair, temos que enterrar assunto, diz Tereza Cristina ao CNN Money
A senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), comentou nesta quarta-feira (4) sobre as expectativas para o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, cuja assinatura pode ocorrer nesta semana.
“Eu acho que o acordo é bom. Acordo é acordo, todo mundo tem que ceder em algumas coisas”, disse ela, que participou das negociações em 2019.
Ela ressaltou que o setor agropecuário sempre foi um ponto de preocupação para os europeus, devido à competitividade dos países do Mercosul na produção de carne e grãos.
A ex-ministra destacou que o acordo traria vantagens para ambos os lados. Para a União Europeia, representaria uma oportunidade de exportar produtos como vinhos e serviços para um mercado de 300 milhões de pessoas na região do Mercosul.
Já para o Brasil e seus parceiros, abriria portas para a exportação de produtos agropecuários, embora com cotas estabelecidas.
Tereza Cristina também abordou a importância de uma lei de reciprocidade em discussão no Congresso brasileiro.
“Nós temos que ter uma lei que realmente não é para protecionismo, mas é para fazer justiça, para que a gente também tenha as mesmas ferramentas que eles têm lá para proteger o nosso mercado e a nossa legislação”, explicou.
Questionada sobre o impacto do acordo atualmente, a senadora reconheceu que este não seria tão transformacional quanto teria sido há 20 anos.
No entanto, ela argumentou que ainda traria benefícios significativos, como o aumento da qualidade dos produtos e a abertura de novas perspectivas de negócios.
“Vejo com bons olhos”, disse a senadora, ressaltando que, em caso de frustração com a assinatura, novas opções devem ser estudas.
“É uma opinião pessoal, Tereza Cristina, que vivenciou isso aí há alguns anos, tem vivenciado esse acordo. Acho que nós temos que acabar, enterrar esse acordo e vamos partir para outro”, afirmou.
CNT: Das 10 melhores rodovias do país, 9 são da iniciativa privada
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Se acordo Mercosul-UE não sair, temos que enterrar assunto, diz Tereza Cristina ao CNN Money no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS