Publicidade

Governo muda projeto para que superávit de fundos seja usado em dívida pública

cnnbrasil.com.br
Governo muda projeto para que superávit de fundos seja usado em dívida pública

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que o governo propôs uma alteração no projeto de lei complementar (PLP) que compõe o pacote do corte de gastos. A mudança tem como objetivo especificar que o superávit dos oito fundos nacionais seja utilizado exclusivamente para pagar a dívida pública.


Publicidade
A redação atual do projeto prevê que o superávit financeiro dos fundos, no período de 2025 a 2030, terá “livre aplicação”. Segundo o Tesouro Nacional, o superávit dos fundos foi de R$ 45 bilhões em 2023.


“A gente deixa claro que a única utilização do superávit dos fundos é para amortização da dívida. Então, para dirimir qualquer ruído de possibilidade de novo impulso fiscal, não se trata disso”, disse o secretário-executivo.


De acordo com Durigan, o trecho permite diferentes interpretações e, por essa razão, será atualizado.


“Quero adiantar uma correção. A nosso pedido, o deputado Átila, no artigo segundo, onde se dava alguma abertura e margem de interpretação de que o superávit de alguns fundos podiam ser usados de maneira livre para qualquer destinação”, disse Durigan a jornalistas.




1. Fundo de Defesa de Direitos Difusos;

2. Fundo Nacional Antidrogas;

3. Fundo da Marinha Mercante;

4. Fundo Nacional de Aviação Civil;

5. Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito;

6. Fundo do Exército;

7. Fundo Aeronáutico;

8. Fundo Naval.


Antes do recesso


Segundo o número dois da Fazenda, a mudança será atendida pelo relator do projeto na Câmara, o deputado Átila Lira (PP-PI). O congressista participou de uma reunião com Durigan na manhã desta quinta-feira (12) no Ministério da Fazenda.


Na ocasião, Átila disse que a proposta deve ser votada antes do recesso parlamentar. Para que as medidas fiscais sejam implementadas, o projeto de lei complementar também precisa ser votado pelos senadores. O texto já teve a urgência aprovada e aguarda votação no plenário.


“Vamos alinhar esse discurso com os líderes, com o presidente da Casa [Arthur Lira] para que a gente possa votar o mais breve possível. Temos reforma tributária, o outro PL, a PEC. A nossa ideia é que, nos próximos dias, de segunda até sexta, a gente trabalhará intensamente para votar todas essas matérias que são importantes”, disse o deputado.


“Até porque ainda tem que passar no Senado. […] A nossa luta é que seja votado antes do recesso”, afirmou Átila.


O projeto de lei complementar apresentado pelo governo federal altera o arcabouço fiscal e determina que as despesas anualizadas decorrentes de qualquer criação ou prorrogação de novos benefícios da seguridade social serão limitadas à regra de crescimento real do marco fiscal.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo muda projeto para que superávit de fundos seja usado em dívida pública no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.