I Festival de Curtas da Cidade Baixa acontece nesta sexta-feira (13); saiba detalhes
Nesta sexta-feira (13), o ‘Cine Clube CBX’ promove o I Festival de Curtas da Cidade Baixa no Centro Cultural Sesi Casa Branca, localizado na Avenida Caminho de Areia, em Salvador. Os curtas selecionados para exibição são produtos do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos graduandos de Cinema do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Instituição parceira do ‘Cine Clube CBX’.
No Festival, haverá a premiação dos curtas nas categorias: melhor ator (Troféu Heraldo de Deus), melhor atriz (Troféu Tânia Tôko), melhor roteiro (Troféu Alan Miranda), melhor direção (Troféu Klaus Hastenreiter), melhor filme (Troféu Agnaldo Lopes) e voto popular (Troféu Zaca Oliveira). A equipe de curadoria do ‘Cine Clube CBX’ escolherá os ganhadores, com exceção do Troféu Zaca Oliveira (Voto Popular), em que a escolha será decidida pelo público presente através de votação eletrônica. Os nomes dos troféus fazem menção e homenageiam, em suas maioria, artistas da Cidade Baixa.
Além do Sesi Casa Branca e da Unijorge, o I Festival de Curtas da Cidade Baixa conta com o apoio da página ‘CBX tá ON’. Os organizadores veem no Festival a oportunidade de prestigiar a criatividade do cinema baiano em Salvador.
O projeto ‘Cine Clube Cidade Baixa / Cine Clube CBX’ realiza encontros mensais para exibir filmes e promover discussões com os diretores e colaboradores das produções apresentadas. A proposta é divulgar filmes autorais, brasileiros e estrangeiros, que contribuam de forma agregadora ao território e aos seus participantes, fomentando assim: discussão, reflexão, e síntese de ideias filosóficas e sociais sobre os temas abordados. O intuito do projeto também é naturalizar e aproximar a ideia de produção cinematográfica na comunidade local.
Artistas baianos que tiverem interesse em exibir curtas e longas no Cine Clube Cidade Baixa devem sinalizar interesse no e-mail cineclubecbx@gmail.com ou na página do Instagram ‘Cine Clube CBX’.
Sinopses dos curtas
Antes que a Noite Chegue
Sinopse: Gregório é um homem recluso e religioso, esconde um segredo macabro. Quando sua casa é invadida por ladrões, em uma noite de Lua cheia, o segredo é revelado, pondo a vida de todos em risco.
Classificação: Livre
Direção: Lucas Pavie
Dália
Sinopse: Acostumada a romantizar a vida e exalar a feminilidade, a doce universitária Dália, durante um interrogatório, narra seus últimos dias com seu ex-namorado manipulador que a traiu, reimaginando os acontecimentos da sua vida como cenas clássicas da sétima arte. Suspeita pelo assassinato do rapaz, a jovem cinéfila devaneia por suas memórias e reescreve a realidade ao seu favor. Quando inocentada por falta de provas, Dália mostra sua complexa dualidade e a realidade em que mulheres geralmente são postas como vilãs. A obra de 11 minutos, “Dália”, foi selecionada na edição de 2024 do Festival Cine Horror, em Salvador, Bahia.
Classificação: Livre
Direção: Tainá mineiro
Depois do Epitáfio
Sinopse: “Depois do Epitáfio” é um curta-metragem de drama que mergulha na experiência de Acácio, um jovem adulto que enfrenta o doloroso processo de luto por alguém que tirou a própria vida. A história mergulha na jornada de autoconhecimento de Acácio, que descobre consolo nas cartas deixadas por um ente querido. Com base em uma pesquisa sensível sobre luto e suicídio, “Depois do Epitáfio” oferece um olhar compassivo sobre a vida após uma perda devastadora.
Classificação: Livre
Direção: Sabrina Winkler
Destinos Cruzados
Sinopse: No sítio de uma família humilde, um jovem chamado André, para ajudar nas contas de casa, pega dinheiro emprestado com um agiota. Certo dia, avistando um carro suspeito em direção a sua casa, se esconde e pede para que sua irmã, Maria, minta sobre o seu paradeiro. Sai do carro com uma arma à mostra em sua cintura, Rocha, um amigo de infância de Maria, que é envolvido em atividades
questionáveis.
Classificação: Livre
Direção: Igor Souza
Onde o céu encontra o mar
Sinopse: Odessa é uma sereia que se adaptou à terra para viver um grande amor com Lúcia, levada pelo mar em um acidente. Após sua perda, Odessa se vê perdida em um mundo novo e estranho onde inicia sua jornada de tentar se reconectar consigo mesma. “Onde o céu encontra o mar” é uma história de amor, perda e a busca pela verdadeira identidade.
Classificação: Livre
Direção: Julia Paes
Toda criança vinga
Sinopse: O risco de apostar sua vida para seguir o seu sonho ou obedecer às ordens de seu pai autoritário? Esses são os impasses que Flechinha, uma criança negra de Cachoeira tem que enfrentar por amar música. Vivendo em meio a criminalidade e drama familiar, ela é obrigada a tomar uma rápida atitude antes que um dos lados acabe decidindo por ela.
Classificação: Livre
Direção: Julia Paes
O post I Festival de Curtas da Cidade Baixa acontece nesta sexta-feira (13); saiba detalhes apareceu primeiro em Alô Alô Bahia.
COMENTÁRIOS