Publicidade

RS mantém alíquota do ICMS em 17% para compras internacionais

agorars.com
RS mantém alíquota do ICMS em 17% para compras internacionais

Compra on-line. Crédito: iStock

O governo do Rio Grande do Sul decidiu não aumentar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado das remessas postais e expressas importadas pelo RTS (Regime de Tributação Simplificada), popularmente conhecido como “Imposto das Blusinhas”. A alíquota estadual permanecerá em 17%.





Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora
Reunião do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda), em Foz do Iguaçu (PR), deliberou por elevar a alíquota para 20% nos estados. De acordo com a decisão do Comitê, a adoção da nova alíquota depende da aprovação das respectivas Assembleias Legislativas em cada estado.





No entanto, o Rio Grande do Sul optou por garantir mais competitividade e aliviar o impacto tributário para os consumidores gaúchos.





Políticas sociais e ajuste fiscal





O governador Eduardo Leite destacou que a manutenção da alíquota do imposto reflete os esforços do Estado em realizar reformas e ajustes fiscais. Desde 2019, o Rio Grande do Sul conseguiu recuperar sua capacidade de investimento em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, segurança e educação.





Além disso, o Estado alcançou a menor taxa de extrema pobreza do país, resultado atribuído a programas sociais voltados às famílias em situação de vulnerabilidade. Entre as 32 ações implementadas estão iniciativas como o Devolve ICMS, Todo Jovem na Escola, Volta por Cima e projetos habitacionais.





Entenda o Programa Remessa Conforme





No âmbito federal, as compras internacionais seguem as regras do Programa Remessa Conforme, que estipula um imposto de importação de 60%, administrado pela Receita Federal, além do ICMS estadual.





Para compras de até 50 dólares, o imposto federal é reduzido para 20%. Para valores acima, o imposto permanece em 60%, com desconto de 20 dólares.





Mesmo com a cobrança de ICMS, o Rio Grande do Sul opta por preservar uma alíquota reduzida, favorecendo consumidores e pequenas importações realizadas no Estado.


O post RS mantém alíquota do ICMS em 17% para compras internacionais apareceu primeiro em Agora RS.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.