Publicidade

Garça libertada: após resgate e cirurgia, ave volta à natureza

diariodorio.com
Garça libertada: após resgate e cirurgia, ave volta à natureza

No último domingo (15), a garça-moura que havia sido resgatada com um copo plástico preso ao pescoço foi devolvida à natureza. A ave, que passou por um procedimento cirúrgico para a remoção do objeto, foi acompanhada por equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de outros órgãos ambientais.


Publicidade
Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, alertou para a importância da destinação correta de materiais plásticos: "O caso desta garça é um alerta para todos nós; precisamos da colaboração de todos para evitarmos que materiais plásticos continuem chegando à natureza".


Resgate complexo:


O resgate da garça-moura, flagrada no início do mês com o copo plástico preso ao pescoço, foi um processo complexo que durou mais de 10 dias. As operações envolveram o monitoramento da ave por drones, a instalação de um comedouro para atraí-la e a mobilização de mais de 80 pessoas.


Cirurgia e recuperação:


Após o resgate, a garça foi encaminhada para o CRAS da Estácio, em Vargem Pequena, onde passou por uma cirurgia para a remoção do copo plástico. "Se esse material não fosse retirado é muito provável que ela morresse em pouco tempo", explicou o veterinário Jeferson Pires.


Parceria entre órgãos ambientais:


O secretário Bernardo Rossi destacou a importância da colaboração entre diferentes órgãos ambientais para a preservação da fauna e flora do estado do Rio de Janeiro.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.