Publicidade

Prédio do INSS começa a ser desocupado no Centro do Rio

diariodorio.com
Prédio do INSS começa a ser desocupado no Centro do Rio

A Prefeitura do Rio iniciou na manhã desta segunda-feira (16/12) a desocupação do prédio do INSS, na Avenida Venezuela, Centro da cidade. Cerca de 150 famílias sem-teto vivem no edifício há mais de 40 anos. A retirada acontece após decisão judicial que destacou a necessidade de esvaziar o local devido aos problemas estruturais que colocam em risco a segurança dos moradores.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
Ao longo da manhã, a situação era tranquila na ocupação conhecida como Zumbi dos Palmares. A Avenida Venezuela chegou a ser interditada para a operação. Até o momento, não houve registros de incidentes. Agentes da Guarda Municipal, Batalhão de Choque, Assistência Social e de Proteção Animal estão no local para auxiliar na força-tarefa.


As famílias que estavam na propriedade vão receber o Auxílio Habitacional Temporário, no valor de R$ 400,00, como acordado em negociação intermediada pela Justiça Federal. Segundo a Prefeitura do Rio, os moradores aceitaram a quantia. A primeira parcela do auxílio foi paga na última sexta-feira (13/12), com exceção de 13 famílias que não puderam comparecer para o recebimento. Segundo o município, essas famílias deverão receber o pagamento nesta segunda-feira (16/12).


A decisão de desocupação foi tomada pelo juiz Mauro Luis Rocha Lopes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que ressaltou a urgência de preservar a segurança dos moradores diante do estado precário do edifício.


O magistrado também determinou que as famílias desabrigadas tivessem garantido o direito ao acolhimento em abrigos públicos ou ao aluguel social pago pelo município. Além disso, assegurou que os moradores com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência possam acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC).


A decisão de reintegração de posse já havia sido emitida em agosto deste ano. Mas, a atuação da Comissão de Soluções Fundiárias do TRF2 permitiu o avanço de negociações entre todas as partes envolvidas, com o objetivo de minimizar os impactos da desocupação.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.