Documentário dirigido por baiano-francês sobre o Porto de Salvador está em cartaz até quarta-feira
O documentário Porto de Origem, dirigido pelo cineasta baiano-francês Bernard Attal, segue em exibição por sua segunda semana, em cinemas de cinco cidades brasileiras. A obra, que aborda a história do antigo "Porto do Brasil", pode ser assistida até esta quarta-feira (18) nas salas de cinema de Salvador, São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Palmas (TO) e Paulista (PE).
A produção investiga a região do Comércio, bairro que abriga o Porto de Salvador, e que, ao longo do tempo, sofreu um processo de degradação, tornando-se uma área com pouca vitalidade econômica e social. O documentário busca destacar o contraste entre o auge histórico da região, com sua arquitetura e tradições comerciais, e a atual situação de decadência, enquanto aponta para as possibilidades de revitalização e preservação do patrimônio histórico.
A motivação para a realização do filme surgiu quando Attal encontrou, entre os pertences de sua avó francesa, arquivos relacionados a um título de investimento no Porto de Salvador, o que o levou a investigar a história e os mistérios da área portuária da capital baiana.
O documentário passa por uma reflexão sobre a importância histórica do Porto de Salvador, suas construções, suas obras de arte e o papel da população local na preservação e manutenção da região.
Porto de Origem está em exibição nas seguintes salas de cinema:
São Paulo ( SP): Cinesystem Frei Caneca.
Salvador (BA): Saladearte Cinema do Museu, Saladearte CineMAM e Cine Glauber Rocha.
Ribeirão Preto (SP): Casa Belas Artes de Cinema.
Palmas (TO): Fundação Cultural.
Paulista (PE): Cinesystem North Way Shopping.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
COMENTÁRIOS