Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estampa selo dos Correios
Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta segunda-feira (16), lançou nesta segunda-geira (16), em São Luís (MA), o selo dos Correios com estampa do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O ato é uma homenagem ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido ao local pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês) em julho deste ano.
“Esse selo é uma justa homenagem ao que os nossos lençóis maranhenses hoje representam para o Maranhão, para os maranhenses e para o mundo. Esse gesto dos Correios, do Ministério das Comunicações, é nada mais do que justo para que a gente possa, cada vez mais, valorizar, cuidar, incentivar, fomentar o turismo naquela região”, disse Juscelino Filho.
Também presente à cerimônia de obliteração, o diretor de administração dos Correios, José Rorício Vasconcelos, ressaltou a importância de produzir um selo como este, para levar a toda a população brasileira as belezas dos Lençóis Maranhenses.
“Nossos selos são produzidos justamente para divulgar momentos importantes no país e os Lençóis Maranhenses vêm premiar esse selo que está sendo divulgado hoje. É um momento histórico para o estado, histórico para o Brasil também. Ter esse patrimônio ambiental que a gente tem e, através do selo, edifica mais ainda esse patrimônio”, afirmou Vasconcelos.
A tiragem inicial será de 80 mil exemplares. O selo poderá ser adquirido pela loja online dos Correios ou na Agência de Vendas a Distância, que fica no Rio de Janeiro.
Os Lençóis Maranhenses já foram tema de selo, em 1997, ao lado do Delta do Parnaíba (PI), mas a temática era o turismo no Brasil. Outros patrimônios naturais brasileiros também fazem parte da filatelia, como os parques do Iguaçu e do Pantanal, a Floresta Amazônica e Fernando de Noronha.
Maior campo de dunas da América do Sul – Os Lençóis Maranhenses ficam na costa leste do Maranhão, em uma zona de transição entre três biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga e Amazônia. Mais da metade de sua área consiste em um campo de dunas costeiras brancas com lagoas temporárias e permanentes. É o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.
Ele desempenha importante papel não só na conservação da biodiversidade como também para o turismo no Brasil. No ano passado, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi o sexto mais visitado em todo o Brasil, com mais de 400 mil turistas.
COMENTÁRIOS