Planeje a Ceia de Natal com alternativas mais acessíveis para celebrar sem comprometer o orçamento
Para quem planeja usar a segunda parcela do décimo terceiro salário para preparar a Ceia de Natal, a principal recomendação é pesquisar antes de comprar. Paula Sauer, professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM, explica que diversos fatores têm pressionado os preços dos alimentos. A desvalorização do Real frente a moedas estrangeiras, por exemplo, encarece produtos importados tradicionalmente consumidos nessa época, como bacalhau, azeite, frutas específicas e nozes. Além disso, o fenômeno El Niño tem afetado safras agrícolas em várias partes do mundo, contribuindo para a alta nos preços. “Adotar estratégias como buscar promoções e substituir itens caros pode ajudar os consumidores a equilibrar o orçamento”, orienta Sauer.
- Prefira produtos locais: opte por frutas da estação, que são mais acessíveis que castanhas e nozes.
- Substitua cardápios clássicos por outros mais em conta: considere alternativas como frango ou cortes suínos no lugar do tradicional peru.
- Pesquise e compare preços: antecipar as compras pode evitar gastos desnecessários de última hora.
- Planeje uma ceia colaborativa: dividir as despesas com familiares ou amigos é uma solução econômica e prática.
Mesmo com a alta nos preços, o Natal continua sendo uma data importante para os brasileiros. "Planejar com cuidado as compras nesta época e buscar alternativas mais acessíveis são maneiras eficazes de celebrar sem comprometer o orçamento", finaliza a economista q .
COMENTÁRIOS