Publicidade

Morre cozinheira baiana Neide Santos, do Zanzibar, que inspirou Caetano e Gil

aloalobahia.com
Morre cozinheira baiana Neide Santos, do Zanzibar, que inspirou Caetano e Gil

Nome de destaque da gastronomia baiana e uma das fundadoras do restaurante Zanzibar, em Salvador, Neide dos Santos faleceu no Rio de Janeiro, no domingo (15). A causa da morte não foi divulgada.


Publicidade
Neide era destaque em comida africana. Ela vivia no Rio já havia mais de 45 anos. Ela era querida entre os famosos e chegou a inspirar a música “Lady Neide” e “Neide Candolina” de Caetano Veloso.


“É com profundo pesar que lamento o falecimento de Neide Santos, a Lady Neide, um ícone da gastronomia baiana que inspirou Gilberto Gil a compor uma canção em sua homenagem. Ao lado de Ana Célia, ela foi pioneira ao criar o Zanzibar, um dos primeiros restaurantes a celebrar a rica culinária afro-baiana e a se tornar um ponto de encontro da cultura soteropolitana. A paixão e a criatividade de Neide transformaram a cozinha em arte, deixando um legado que ultrapassa as fronteiras da Bahia. Sua partida é uma perda irreparável, mas seu saboroso legado continuará a nutrir nossas almas.”, disse em nota o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro.


A apresentadora Regina Casé usou as redes sociais para lamentar a perda. “Partiu minha amiga Neide. Minha irmã de tanta zoação, de tanto samba, de tanta elegância, tanta comida boa, tanto axé, tanta intensidade. A Braba! A mais braba entre as brabas! A gente colou de cara… Neide com seu cabelo ‘punk de lage’ mais Grace que a Grace Jones! A gente que dançava e dava risada saindo do Zanzibar pra todos os rolês do Curuzu, Liberdade, Federação e no seu quartinho com luz negra no Garcia…”.


Preta Gil deixou sua solidariedade. “Estive com ela recentemente. Descanse em paz, minha tia amada. Meus sentimentos à toda família”, escreve. “Minha querida, Lady Neide! Recebam meu abraço carinhoso e muita paz na dor da família e amigos”, postou a percussionista Lan Lahn.


Leia mais em Correio24horas


O post Morre cozinheira baiana Neide Santos, do Zanzibar, que inspirou Caetano e Gil apareceu primeiro em Alô Alô Bahia.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.