Batalhão do Centro do Rio comemora avanços na segurança com reduções significativas de crimes em 2024
Após uma série de esforços conjuntos entre iniciativas públicas e privadas, o ano de 2024 trouxe bons resultados no que diz respeito à segurança na Região Central do Rio. Um recente levantamento, obtido com exclusividade pelo DIÁRIO DO RIO, revela que o 15º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área, tem alcançado números positivos, embora o comandante da unidade, Hamilton Faulhaber, advirta que ainda é cedo para uma análise definitiva, já que faltam 15 dias para o final do ano.
Em um comparativo entre os períodos de 1º de julho a 15 de dezembro de 2023 e 2024, as reduções nos índices de criminalidade são visíveis:
Letalidade Violenta: 0% (metas de redução foram atingidas)
Morte por Intervenção do Estado: 34%
Latrocínio (roubo seguido de morte): 100%
Estupro: 15%
Lesão Corporal: 9%
Furto a Transeuntes: 28%
Furto de Celular: 11%
Roubo de Rua: 9%
Roubo a Estabelecimento Comercial: 19%
Roubo a Transeuntes: 12%
Roubo Após Saque em Instituição Financeira: 70%
Roubo com Condução da Vítima para Saque: 100%
Roubo de Celular: 5%
Roubo de Bicicleta: 20%
Roubo a Coletivo: 4%
Esses números, segundo o levantamento, indicam uma redução geral nos índices de criminalidade, com destaque para a drástica diminuição de latrocínios e roubos seguidos de morte. A redução no roubo a estabelecimentos comerciais e o aumento nas respostas positivas a denúncias também são reflexos de uma atuação mais eficaz das autoridades.
No entanto, o comandante Hamilton Faulhaber, responsável pelo 15º Batalhão, ressalta que ainda é preciso esperar o fim do ano para uma análise mais consolidada
COMENTÁRIOS