Estudo que fundamentou uso de cloroquina para Covid-19 é invalidado por revista que o publicou
Após mais de quatro anos de polêmica, o estudo assinado pelo infectologista francês, Didier Raoult, sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, que fundamentou a indicação deste medicamento contra a Covid-19, foi invalidado pelo editor da revista científica que o publicou.
O responsável pela promoção do remédio foi o médico Didier Raoult, na época chefe do (IHU) Instituto de Infectologia do Hospital Universitário de Marselha, no sul da França. O infectologista – aposentado desde 2021 e recentemente proibido de exercer a medicina – nunca deixou de afirmar que a hidroxicloroquina, combinada com um antibiótico, a azitromicina, era eficaz contra a infeção.
Um dos estudos fundadores desta teoria, assinado por dezoito autores, incluindo Philippe Gautret, ex-professor do IHU, e Didier Raoult, foi publicado em março de 2020 na revista científica International Journal of Antimicrobial Agents. A Elsevier, editora da revista, anunciou na terça-feira (17) a retratação deste artigo após uma pesquisa aprofundada, com o apoio de um “especialista imparcial que atua como consultor independente em ética editorial”. *Ler matéria completa no G1.
O post Estudo que fundamentou uso de cloroquina para Covid-19 é invalidado por revista que o publicou apareceu primeiro em UBATÃ NOTÍCIAS :: Bahia.
COMENTÁRIOS