Começam as matrículas para alunos dos anos iniciai e finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Itabuna
Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 20, a confirmação de matrícula para os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, assim como o segmento da Educação para Jovens e Adultos (EJA), na Rede Municipal de Ensino de Itabuna.
O processo segue até sexta-feira, dia 24, em atendimento ao cronograma divulgado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação.
As matrículas devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis nos postos informatizados, das 9 às 15 horas. A escola que tem EJA noturno funcionará das 18 às 20 horas, visando atender ao aluno do noturno que não possa se matricular no diurno.
Para a matrícula todos devem estar munidos de originais e fotocópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; CPF; comprovante de residência; Atestado de escolaridade ou Transferência da escola anterior.
Também de Cartão do SUS; via original do termo de autorização e/ou recusa para vacinação na escola e Laudo ou relatório médico comprobatório para os alunos público-alvo da Educação Especial.
O fluxo de atendimento estava intenso na Escola Municipal 28 de julho, que funciona provisoriamente no antigo Colégio Sesquicentenário (CISO), no Bairro de Fátima. A diretora Ivete José Bomfim informou que a previsão de alunos para esse ano é a mesma média do ano passado, quando houve um quantitativo de 410 alunos do 3º ao 5º ano com a distribuição de vagas para os turnos matutino e vespertino.
Ao matricular o filho Benjamim Borges, oito anos, na Escola Municipal 28 de Julho, a dona de casa Camila Borges ressaltou a felicidade de estar matriculando o filho em uma nova unidade escolar.
“Estou na expectativa que esse ensino seja bem melhor do que as escolas onde anteriormente meu filho estudou. Ele está ansioso pelo começo do ano letivo”, disse.
No Colégio Betel, na Rua do Ribeirão, 68, no Bairro de Fátima, a manhã de matrículas também seguiu com intensa movimentação. A diretora Maria Helena Teixeira explicou que foi uma decisão assertiva da Secretaria Municipal da Educação retornar as matrículas para as unidades escolares.
“Estamos com uma facilidade nas matrículas, porque dessa vez, a documentação está sendo entregue nas escolas, enquanto no ano passado as documentações estavam sendo apresentadas nos postos de matrículas e muitos acabaram não trazendo para as escolas as documentações posteriormente”, observou.Na frente do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAN), na Rua Adelino Kfoury Silveira, no Alto Maron, havia fila e muita movimentação na recepção. A unidade tem vetor disciplinar.
Segundo a diretora Valéria Almeida, a fila foi necessária para que não houvesse tumulto dentro do colégio. “No ano passado, passamos por várias situações complicadas nesse período de matrículas, pois, algumas pessoas acabavam causando tumultos. Por isso, nesse ano mantivemos as pessoas na fila para que tudo seja mais organizado”, pontuou.
“Aqui nós estamos com uma concentração maior de alunos para o 6º ano, já que temos um saldo maior de vagas. Atendemos alunos do 6º ao 9º ano e temos 48 turmas nos turnos matutino e vespertino. A procura por vagas é altíssima e ficamos felizes por termos alunos que não querem migrar para outras escolas”, finalizou.
COMENTÁRIOS