Canadá diz que vai responder com firmeza se Trump impuser tarifas injustas
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que seu país responderá “robustamente” se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prosseguir com a imposição de tarifas às importações canadenses, dizendo aos repórteres na terça-feira (21) que “tudo está sobre a mesa”.
Trump disse em uma cerimônia de assinatura no Salão Oval na noite de segunda-feira que seu governo imporá um imposto de 25% sobre produtos do Canadá e do México, que pode ser aplicado a partir de fevereiro — uma medida que pode aumentar os preços para os consumidores norte-americanos.
Trudeau também abordou a ação executiva de Trump, assinada na segunda-feira, que direciona autoridades a analisar como o acordo comercial EUA-México-Canadá (USMCA) está afetando trabalhadores e empresas americanas — e se a América deve permanecer no acordo de livre comércio.
Sua ação exige que as agências avaliem se uma política comercial mais rigorosa dos EUA poderia restringir com sucesso o fluxo de fentanil e o fluxo de migrantes sem documentos para os Estados Unidos.
“Embora menos de 1% dos imigrantes ilegais e fentanil que entram nos Estados Unidos venham do Canadá, nosso governo já agiu para lidar com as preocupações levantadas pelo presidente sobre a segurança da fronteira com um plano abrangente de mais de US$ 1 bilhão”, disse Trudeau.
“A energia canadense abastece a indústria, os negócios e os lares americanos. Dos cinco principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, o Canadá é o único com quem os Estados Unidos têm um superávit comercial na indústria, e o Canadá compra mais produtos feitos por americanos do que China, Japão e Alemanha juntos”, disse ele.
Trudeau observou que a “era de ouro” dos EUA declarada por Trump exigiria mais aço, alumínio, minerais e energia confiável e acessível. “O Canadá tem todos esses recursos, e estamos prontos para trabalhar com os Estados Unidos para criar uma economia norte-americana segura e em expansão”, disse Trudeau.
“A alternativa para eles seria mais recursos da Rússia, China ou Venezuela. O Canadá é um parceiro seguro, protegido e confiável em um mundo incerto”, acrescentou.
As tarifas, se promulgadas, podem prejudicar as carteiras dos americanos, especialmente considerando que México e Canadá são dois dos três principais parceiros comerciais dos EUA.
Coletivamente, eles foram responsáveis por 30% do valor de todos os bens que os EUA importaram no ano passado, de acordo com dados federais.
Embora Trump afirme que os exportadores estrangeiros pagam as tarifas, os consumidores americanos também devem pagar uma parte da conta, já que é improvável que os varejistas absorvam totalmente os custos adicionais.
Com informações de Elisabeth Buchwald, Kayla Tausche, Kevin Liptak e David Goldman, da CNN Internacional
Este conteúdo foi originalmente publicado em Canadá diz que vai responder com firmeza se Trump impuser tarifas injustas no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS