Seja bem-vindo
Itacaré,22/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto que regulamenta reforma tributária é adequado, mas requer ajustes, avalia CNI

cnnbrasil.com.br
Projeto que regulamenta reforma tributária é adequado, mas requer ajustes, avalia CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou, em nota, que avalia que o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024, que regulamenta a reforma tributária, é adequado, mas que ajustes ainda são necessários.


Publicidade
Para a confederação, a proposta mantém as principais características positivas do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), além de o substitutivo não ampliar a lista de bens e serviços contemplados com alíquotas reduzidas ou alíquota zero.


No entanto, a CNI entende que propostas consideradas importantes para a indústria não foram acolhidas pelo substitutivo.




“Entre elas, está a necessária e viável redução do prazo padrão de apreciação do pedido de ressarcimento dos saldos credores de IBS/CBS, de 60 para 30 dias, que irá contribuir para a redução do custo financeiro das empresas. O substitutivo estabelece o prazo de 30 dias apenas para empresas que integram o programa de conformidade tributária, o que não é suficiente”, pondera o presidente da instituição Ricardo Alban.


Para a confederação, a participação em programa de conformidade pode ser vinculada a um prazo ainda mais reduzido para apreciação dos pedidos de ressarcimento dos saldos credores, que poderia ser de 15 a 20 dias.


Regime de urgência e votação


O primeiro projeto sobre a regulamentação da reforma tributária começará a ser votado nesta quarta-feira (10) pela Câmara dos Deputados, em sessão prevista para às 10h. O regime de urgência para o projeto foi aprovado na noite desta terça-feira (9) por 322 a 137 e 3 abstenções.


A proposta, que trata das regras dos novos impostos criados pela reforma, já recebeu mais de 500 emendas dos congressistas. Até a noite de terça-feira (9), o total de sugestões de mudanças era 523.


A votação da proposta é a maior prioridade do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. Nesta semana, por orientação de Lira, as reuniões deliberativas das comissões da Casa foram canceladas para garantir o foco na análise da regulamentação.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Projeto que regulamenta reforma tributária é adequado, mas requer ajustes, avalia CNI no site CNN Brasil.

Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.