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Iecine lança Dicionário de Filmes Gaúchos na Cinemateca Brasileira

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Iecine lança Dicionário de Filmes Gaúchos na Cinemateca Brasileira

José Mendes - Pára, Pedro - imagem de frame do filme

O Iecine (Instituto Estadual de Cinema), vinculado à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), promove nesta sexta-feira (31/1) o lançamento do “Dicionário de Filmes Gaúchos – Longa-metragem 1911-2022” na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento contará com a exibição de dois longas representativos do cinema gaúcho e uma sessão de autógrafos com o editor e organizador do livro, Glênio Póvoas, além de um bate-papo com o pesquisador Arthur Autran. A atividade é gratuita.





Programação do evento





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A programação inicia às 17h, com a exibição de “Pára, Pedro!” (1969), um dos títulos mais populares do audiovisual gaúcho, dirigido por Pereira Dias e estrelado por José Mendes. Às 19h, será exibido “Mulher do Pai” (2017), de Cristiane Oliveira, representando as produções contemporâneas do Rio Grande do Sul. Após as sessões, Póvoas e Autran conversarão com o público sobre o processo de pesquisa e indexação da obra.





O projeto Primavera Gaúcha





O Dicionário de Filmes Gaúchos – Longa-metragem 1911-2022 é a última etapa do projeto “Primavera Gaúcha”, desenvolvido entre 2023 e 2024 por meio de um convênio da Sedac com o Minc (Ministério da Cultura), financiado por uma emenda parlamentar do deputado federal Ubiratan Sanderson. O projeto celebrou e divulgou o cinema gaúcho por meio de mostras especiais em cinemas, plataformas de streaming e um catálogo.





A obra também é um desdobramento do Portal do Cinema Gaúcho, lançado em maio de 2023, vinculado ao site da Cinemateca Paulo Amorim, que já catalogou mais de 800 longas-metragens.





Sobre o Dicionário de Filmes Gaúchos





O dicionário reúne 421 filmes nos quais o Rio Grande do Sul atuou como produtor ou co-produtor, apresentando um panorama da evolução do cinema gaúcho. A seleção cobre desde “Vento Norte” (1951) até a consolidação da produção regular com “Coração de Luto” (1967).





O livro contempla os períodos do “cinema de bombacha e chimarrão”, o “ciclo super-8” e o “Novo Cinema Gaúcho”, com produções realizadas em cidades como Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Passo Fundo e Pelotas. Cada título listado conta com ficha técnica e verbete descritivo.





A publicação tem design de Leo Lage (Aro33) e conta com 215 páginas ilustradas em cores.


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