Publicidade

Profissionais acusam Pochmann de usar IBGE para “promoção pessoal”

cnnbrasil.com.br
Profissionais acusam Pochmann de usar IBGE para “promoção pessoal”

Em meio à crise interna no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), servidores da área de comunicação do órgão elaboraram, nesta sexta-feira (31), um manifesto contra o presidente da instituição, Marcio Pochmann.


Publicidade
No manifesto, ao qual a CNN teve acesso, o grupo acusa Pochmann de usar o aparato de comunicação do IBGE para “promoção pessoal”. O texto é assinado por funcionários da comunicação e servidores de outras áreas do instituto, e deve ser divulgado oficialmente entre esta sexta e o sábado (1º).


Os funcionários defenderam a aplicação de concursos públicos para o ingresso de servidores e afirmaram que os profissionais nomeados sem concurso são “comprometidos a servir a quem os nomeou”.




“Os profissionais de comunicação trazidos ao IBGE pelo sr. Pochmann se sobrepuseram aos servidores de carreira concursados e impuseram uma dinâmica que saturou a página do IBGE na internet, a Agência IBGE e as redes sociais do Instituto com notícias sobre o presidente e suas realizações, em detrimento dos releases, notícias e postagens essencialmente relevantes sobre os resultados das pesquisas do instituto”, consta no documento.


O manifesto também afirma que a equipe de comunicação do IBGE divulgou, ao longo de 2024, dados sobre a queda do desemprego, a redução da população abaixo da linha da pobreza e os primeiros resultados do Censo de 2022. No entanto, segundo os servidores, a retrospectiva de 2024 redigida sob supervisão da equipe nomeada por Pochmann trata apenas sobre o próprio presidente.


“O IBGE paralelo está ofuscando o IBGE que realmente interessa à sociedade brasileira. As divulgações sobre o PIB, a inflação e o desemprego, inclusive os aguardadíssimos resultados do Censo 2022, tiveram que ceder espaço à avalanche de notícias sobre a gestão Pochmann. Grande parte das notícias divulgadas pela Agência IBGE ao longo do ano passado é composta por textos enaltecendo a gestão do atual presidente do instituto, redigidos sob a orientação dos seus assessores”, afirmaram os servidores.


O grupo também avaliou o suposto uso do aparato de comunicação para promoção pessoal de Pochmann como “desrespeito à essência dos institutos oficiais de estatísticas”. Além disso, o manifesto afirma que Pochmann não mantém uma boa relação com a imprensa.


“Pochmann, ao contrário de quase todos os que o antecederam no cargo, até hoje não deu uma coletiva para a imprensa que cobre o IBGE rotineiramente, preferindo falar com correspondentes estrangeiros, blogueiros amigos ou com veículos isolados, escolhidos sem qualquer transparência”, consta no documento.


O grupo também acusa assessores nomeados por Pochmann de manterem uma relação “autoritária” com os servidores de carreira.


















Crise


A tensão teve início ainda no ano passado, após a criação da Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do IBGE, chamada de IBGE+. O braço da instituição produz projetos e pesquisas para instituições privadas. Os recursos são direcionados ao IBGE.


Na avaliação de servidores, a fundação foi criada sem diálogo com os funcionários do instituto. Eles avaliam que Pochmann “impôs a criação da Fundação IBGE+ como única alternativa às demandas por recursos financeiros”.


Na quarta-feira (29), o Ministério do Planejamento e Orçamento e o IBGE divulgaram uma nota informando a suspensão temporária da Fundação IBGE+. A decisão foi tomada em comum acordo, segundo o comunicado.


Também na quarta, antes da suspensão das atividades do instituto, Pochman afirmou que as críticas à atual gestão são “normais” em um regime democrático. Pochmann também disse que o IBGE viveu momentos de instabilidade, devido às constantes trocas na presidência nos últimos anos, e que a gestão dele é responsável por “estabilizar” o Instituto.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Profissionais acusam Pochmann de usar IBGE para “promoção pessoal” no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.