Publicidade

Salvador estreia projeto Praia Verde com restauração ecológica da Paciência, no Rio Vermelho

aloalobahia.com
Salvador estreia projeto Praia Verde com restauração ecológica da Paciência, no Rio Vermelho

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) iniciou, na manhã desta sexta-feira (31), a execução do Projeto Praia Verde, que visa restaurar a ecologia da Praia da Paciência, no Rio Vermelho. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Fundação Vovó do Mangue, Conselho Comunitário Social e de Segurança dos bairros do Rio Vermelho e Ondina.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
A ação visa recuperar a região com mutirões de limpeza, instalação de novas mudas de árvores nativas e frutíferas e desenvolver programas de conscientização e educação voltada para a comunidade e visitantes. Também pretende monitorar a área de mangue localizada na praia, identificando também a fauna presente e monitorando a qualidade da água.


O secretário da Secis, Ivan Euler, destacou que este é o início do processo de restauração ecológica da Praia da Paciência. Inicialmente, serão plantadas mudas de cocolobas, licurirobas, eugênias, plantas arbóreas e palmáceas, para dar o pontapé inicial. Além das ações da Secis, também haverá um trabalho de educação ambiental em conjunto com a Limpurb, tanto para os barraqueiros, quanto para a população que frequenta o local.


2ZurUZP.md.jpg

Salvador estreia projeto Praia Verde com instalação de novas mudas na Paciência, no Rio Vermelho


“Estamos chamando este momento de ‘planta fundamental’ do projeto, iniciando a recuperação e a restauração ecológica aqui da praia. Essa área aqui que quase ninguém sabe, é um manguezal. Aqui chega água de drenagem e de nascentes da região, com água doce e água do mar. Vamos recuperar o manguezal, trazendo a fauna, a flora, os animais, as aves e também os guaiamuns, os siris, e fazer um trabalho de educação ambiental, trazendo as crianças da escola próxima aqui para fazer esse trabalho”, explicou.


Euler também explicou a escolha do local para instalação do projeto-piloto. “Um dos motivos é que esta é uma comunidade que tem interesse e abraça a causa. Já têm aqui os frequentadores do esporte e até algumas pessoas com essa consciência de que tem que preservar a praia, que é linda, bonita e precisa ser sustentável. É uma praia pequena, com poucos barraqueiros, então é mais fácil você fazer um projeto-piloto e trazer as tecnologias limpas, sustentáveis para testar, que é exemplo do sequeiro do coco”, disse o gestor.


 


O post Salvador estreia projeto Praia Verde com restauração ecológica da Paciência, no Rio Vermelho apareceu primeiro em Alô Alô Bahia.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.