Publicidade

Como o uso de telas pelos pais pode expor filhos a conteúdo inadequado?

cnnbrasil.com.br
Como o uso de telas pelos pais pode expor filhos a conteúdo inadequado?

Você pode não pensar duas vezes sobre passar muito tempo no celular perto de seus filhos, mas um novo estudo sugere que os hábitos de uso de tela dos pais estão associados ao maior acesso das crianças a conteúdo inadequado para sua idade.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
O uso de telas pelos pais na frente dos filhos e as regras familiares sobre dispositivos estão significativamente ligados a maiores chances de as crianças assistirem a filmes com classificação R (para maiores de 17 anos nos EUA) e jogarem videogames para públicos maduros, segundo novo estudo publicado na terça-feira (4) na revista BMC Pediatrics.


“Queríamos explorar as regras dos pais e a exposição dos adolescentes a conteúdo adulto porque há uma falta de pesquisas para orientar pais de jovens adolescentes sobre o uso de mídia”, disse o autor principal do estudo, Jason Nagata, professor associado de pediatria da Escola de Medicina de São Francisco de Universidade da Califórnia.


“Embora a Academia Americana de Pediatria forneça recomendações gerais para idades de 5 a 18 anos, os jovens adolescentes estão em um estágio único de desenvolvimento — eles não são mais crianças pequenas, mas também não são adolescentes totalmente independentes.”




Nagata e outros pesquisadores analisaram dados do Estudo do Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente (ABCD), incluindo mais de 10.000 adolescentes de 12 a 13 anos.


Os pais responderam a um questionário de 14 itens, avaliando sua concordância com afirmações como “Tento limitar quanto uso um dispositivo com tela quando estou com meu filho” em uma escala de 1 (discordo totalmente) a 4 (concordo totalmente).


Os adolescentes também relataram sua exposição a conteúdo maduro respondendo a duas perguntas: “Com que frequência você assiste a filmes com classificação R?” e “Com que frequência você joga videogames com classificação para maiores?” em uma escala de 0 (nunca) a 3 (o tempo todo).


O estudo descobriu que, com cada unidade de aumento no uso de tela pelos pais — com base na escala de 1 a 4 — houve um aumento de 11% na probabilidade de as crianças se envolverem com jogos maduros e filmes classificados como proibidos para menores de 17 anos.


“Isso (estudo) oferece um forte incentivo para nós, como pais, continuarmos monitorando e limitando o uso de telas por nossos filhos, mesmo quando isso é difícil e desagradável porque recebemos muita resistência deles”, disse a colaboradora da CNN, Kara Alaimo, professora associada de comunicação na Universidade Fairleigh Dickinson em Nova Jersey e autora de “Over the Influence”.


O uso frequente de telas durante as refeições e altos níveis de tempo de tela no quarto dos adolescentes também foram notavelmente associados ao aumento da exposição a conteúdo maduro, segundo o estudo.


Como os pais podem limitar seu tempo de tela?


Para pais incertos sobre como navegar pelo tempo de tela de seus filhos, um bom ponto de partida é modelar hábitos saudáveis com dispositivos.


As crianças tendem a espelhar o comportamento dos pais, então se os adultos usam frequentemente seus telefones, os adolescentes serão inclinados a fazer o mesmo.


“Os pais devem praticar o que pregam”, disse Nagata. “Se os pais criam uma regra familiar de não enviar mensagens de texto à mesa do jantar, eles devem segui-la.”


Alaimo encoraja os pais a refletirem sobre seu próprio uso do telefone perto de seus filhos, questionando se as atividades que fazem nos telefones são verdadeiramente significativas ou apenas rolagem sem sentido que proporciona pouco valor.


Embora ela reconheça que nem sempre é possível, também sugere que os pais tentem passar tempo em seus dispositivos quando seus filhos estão na escola ou dormindo para maximizar o tempo de qualidade em família pessoalmente.


Se os pais dedicarem tempo para iniciar uma conversa sobre esforços para gerenciar seu tempo pessoal de tela, isso pode fornecer exemplos mais reflexivos e relacionáveis para as crianças seguirem, disse Alaimo.


Falando sobre limites de tempo de tela com seus filhos


Nagata enfatizou que o uso de tela no quarto dos adolescentes teve a correlação mais forte com a exposição a conteúdo maduro. Para limitar efetivamente o acesso a mídia inadequada, as famílias devem estabelecer regras claras de tela durante as refeições e antes de dormir, acrescentou.


A Academia Americana de Pediatria recomenda criar um plano de mídia familiar para estabelecer diretrizes específicas e práticas adaptadas a cada família.


Para iniciar diretrizes de dispositivos, os pais devem promover conversas frequentes sobre o uso apropriado do telefone, o que pode incluir eliminar quaisquer telas durante certos momentos do dia.


Como o plano de mídia de cada família será diferente, Nagata disse que é importante que os pais ajustem as regras de tempo de tela conforme as crianças crescem. Isso pode incluir reavaliar qual conteúdo é apropriado, quais dispositivos são usados e quanto tempo é gasto em telas.


O estudo também descobriu que usar o tempo de tela como punição frequentemente levava as crianças a procurar conteúdo mais adulto, o que Nagata atribuiu aos adolescentes que buscam independência e podem reagir negativamente a medidas restritivas.


“Já observei que quando as crianças temem que seus pais tirem suas telas, isso pode desencorajá-las de procurar os pais quando se metem em problemas online e precisam de ajuda — por exemplo, se estiverem sendo chantageadas por dinheiro”, disse Alaimo. “Por mais tentador que possa ser para todos nós, este estudo dá aos pais mais um motivo para pensar duas vezes antes de aplicar tais punições.”


No entanto, crianças que eram recompensadas com tempo de tela tendiam a consumir menos mídia adulta. Nagata sugere que estratégias de reforço positivo com telas podem ser eficazes no incentivo a outros hábitos saudáveis com dispositivos.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Como o uso de telas pelos pais pode expor filhos a conteúdo inadequado? no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.