Somos os líderes da transição energética, diz Silveira à CNN
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu em entrevista ao Bastidores CNN desta quarta-feira (5) a exploração de petróleo na Margem Equatorial, reafirmando a posição do Brasil como líder na transição energética global.
Ao abordar a questão da exploração na Margem Equatorial, tema que tem gerado debates e resistência por parte do IBAMA, o ministro declarou: “Nós não deixamos passar boiada, mas também não queremos nenhum extremismo meramente ideológico”.
Pluralidade energética brasileira
Silveira destacou a diversidade de fontes de energia limpa no Brasil: “Nós somos o país da pluralidade energética, o país do biodiesel, do etanol, da eólica, da solar, da biomassa, da hídrica. Nenhum país do mundo tem tantas fontes limpas, sustentáveis de energia como o Brasil”.
O ministro também abordou a questão do petróleo, afirmando que sua exploração não é uma questão de oferta, mas de demanda: “Enquanto o mundo demandar petróleo, alguém vai produzir. E que seja o Brasil, para que a gente possa arrecadar recursos de impostos federais e estaduais das petroleiras, para poder aplicar na vida das pessoas, para poder combater miséria, fome, fazer inclusão social, que é o grande propósito do governo do presidente Lula”.
A posição do ministro reforça a estratégia do governo de equilibrar o compromisso com a transição energética e o aproveitamento dos recursos naturais do país para fins de desenvolvimento econômico e social.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Somos os líderes da transição energética, diz Silveira à CNN no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS