Publicidade

Moraes defende que polícia tenha “armamento mais pesado” contra tráfico

cnnbrasil.com.br
Moraes defende que polícia tenha “armamento mais pesado” contra tráfico

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que as polícias possam utilizar o armamento “mais pesado possível” no combate ao crime organizado e às milícias no Rio de Janeiro.


Publicidade
“Qualquer operação contra milícias, contra o tráfico de drogas, me parece óbvio que o que o armamento a ser utilizado é o armamento mais pesado possível que a polícia tenha. É impossível que daqui nós insinuemos à polícia que ela possa ingressar em operação contra o tráfico de drogas em que haja outra possibilidade sem armas letais”, afirmou, em sessão nesta quarta-feira (5).


Os magistrados debatem a chamada “ADPF [arguição de descumprimento de preceito fundamental] das Favelas“. A ação questiona o excesso de força utilizado pelas polícias do Rio durante as operações de segurança, especialmente nas comunidades.




“A população nessas áreas é escravizada pelas milícias, se discordar ela é morta. É uma escravidão moderna, com uso de armas, ameaças, coação”, opinou o ministro.


A relatoria do caso é de Edson Fachin, mas Moraes pediu vista.


A expectativa é de que Fachin conclua seu voto nesta tarde e, a partir disso, os demais magistrados poderão fazer suas manifestações em outra data.


O caso


O julgamento parte de uma ação apresentada em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Desde então, a Corte fez algumas determinações para reduzir a letalidade causada pela atuação policial, como uso de câmeras nas fardas e gravação de áudio e vídeo nas viaturas.


Operações que precisem ocorrer perto de escolas, creches, hospitais e postos médicos deverão ser justificadas para o Ministério Público.


A utilização de helicópteros para trabalhos nas comunidades precisa ter a necessidade comprovada por um relatório.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes defende que polícia tenha “armamento mais pesado” contra tráfico no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.