Publicidade

Líderes da Câmara decidem criar comissão para debater voto distrital misto

cnnbrasil.com.br
Líderes da Câmara decidem criar comissão para debater voto distrital misto

A Câmara dos Deputados deve debater, neste ano, mudanças no sistema eleitoral. Líderes partidários acordaram, nesta quarta-feira (5), criar uma comissão para analisar o voto distrital misto.


Publicidade
A análise da mudança é defendida pelo líder do PSD, Antonio Brito (BA). Um projeto de 2017, do então senador José Serra (PSDB-SP), sobre o voto distrital está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).




A criação do colegiado para analisar o projeto não tem data para ocorrer. Depende de decisão do presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).


A mudança no sistema eleitoral não é consenso, mas a discussão, conforme apurou a CNN, abrirá espaço na Câmara para conversas sobre uma reforma política. Para valerem nas eleições de 2026, mudanças nas regras eleitorais devem ser aprovadas um ano antes do pleito.


Atualmente, o sistema proporcional é o modelo seguido nas eleições para vereadores e também deputados estaduais, distritais e federais. Os eleitores votam nos candidatos e as cadeiras são distribuídas segundo a proporção de votos que cada partido recebeu.


Já o modelo distrital prevê a divisão do estado ou município em distritos. Cada distrito teria os respectivos candidatos e elegeria o próprio representante.


Pelo projeto que tramita na Câmara, o modelo seria misto e combinaria os dois métodos: metade das vagas seria preenchida pelo sistema distrital e a outra metade pelo sistema proporcional.


Nova gestão


Na reunião de líderes desta quarta-feira, deputados também trataram das novas regras procedimentais da Casa. Entre os compromissos estabelecidos, está a divulgação com antecedência de relatórios de projetos que serão votados.


A medida atende a uma reclamação dos congressistas sobre a necessidade de “previsibilidade”. Como a CNN mostrou, Hugo Motta quer promover mudanças na dinâmica da Casa.


O colégio de líderes também acertou que as pautas de votações deverão ser decididas uma semana antes, na reunião do grupo às quintas-feiras.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes da Câmara decidem criar comissão para debater voto distrital misto no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.