Há 5 meses, igreja desabou no Recife; 2 pessoas morreram e 29 se feriram
![Há 5 meses, igreja desabou no Recife; 2 pessoas morreram e 29 se feriram](https://www.portalleovip.com.br/arquivos/noticias/54223/ha-5-meses-igreja-desabou-no-recife-2-pessoas-morreram-e-29-se-feriram.jpg)
Ao menos uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas nesta quarta-feira (5) após o desabamento do teto da igreja de São Francisco de Assis, no centro histórico de Salvador (BA).
O desabamento ocorreu durante a distribuição de cestas básicas, em um momento de grande movimento no santuário.
Segundo laudo pericial elaborado pelo Instituto de Criminalística (IC) e entregue à Polícia Civil em novembro, o desabamento foi causado pela oxidação de peças metálicas que fixavam uma das treliças de suporte estrutural. O documento cita problemas de infiltração e manutenção inadequada.
De acordo com o laudo, a oxidação comprometeu o console –peça de apoio para fixação– da quinta treliça do santuário, resultando na perda de aderência à parede. Sem a fixação adequada, a estrutura não suportou o peso do telhado, agravado por equipamentos adicionais, como placas solares e mantas asfálticas instaladas para conter infiltrações.
O documento detalha que a infiltração de água no teto e nas paredes, especialmente na parede direita do santuário, foi a principal responsável pelo desgaste das peças metálicas.
O perito destacou que as mantas asfálticas aplicadas não cumpriram a função, permitindo a continuação das infiltrações. O relatório também enfatiza a ausência de um plano de manutenção que poderia ter prevenido o colapso.
No dia 11 de dezembro, a Polícia Civil de Pernambuco indiciou quatro pessoas pelo desabamento. Entre os indiciados estão o dono da empresa responsável pela instalação dos painéis solares e três funcionários da companhia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Há 5 meses, igreja desabou no Recife; 2 pessoas morreram e 29 se feriram no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS