Rio Open 2025 estreia chamada eletrônica de linha e amplia transmissões
O Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, chega à sua 11ª edição com uma inovação importante: a Chamada Eletrônica de Linha (Electronic Line Calling - ELC). Pela primeira vez, todas as quadras do Jockey Club Brasileiro contarão com a tecnologia, que substitui os tradicionais juízes de linha.
Chamada eletrônica no saibro: mais precisão e estatísticas detalhadas
A ELC Live marca uma revolução no tênis jogado no saibro, onde, até recentemente, o sistema não era utilizado. O Rio Open será apenas o segundo torneio a contar com a tecnologia nessa superfície.
"O ELC Live é uma tecnologia que finalmente poderá ser usada no saibro. Seremos apenas o segundo torneio a utilizar esse sistema e torcemos para que o público goste da inovação. Em breve, a transmissão e a experiência dos fãs de tênis serão ainda mais ricas, com inúmeros dados e estatísticas geradas automaticamente", destacou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.
A tecnologia não apenas avisa quando a bola sai da quadra, mas também detecta foot faults, caso o jogador pise na linha de fundo durante o saque. Além disso, o sistema gera dados detalhados sobre o desempenho dos atletas, incluindo posicionamento, movimentação da bola e velocidade do saque, auxiliando jogadores e treinadores na análise de estratégias.
Transmissões ampliadas: Quadra 1 terá jogos ao vivo no Globoplay
Além da transmissão das partidas da Quadra Central Guga Kuerten pelo Sportv 3, o Rio Open 2025 terá outra novidade: os jogos das chaves principais de simples e duplas disputados na Quadra 1 poderão ser assistidos pelo Globoplay, de segunda a sexta-feira.
A mudança atende a uma demanda crescente do público, já que a quadra tem se tornado cada vez mais disputada pelos jogadores.
"Temos grandes jogos nessa quadra, o interesse por essas partidas está aumentando e a atmosfera fica incrível. Muitos jogadores, inclusive, pedem para jogar ali pela proximidade com a torcida. É uma quadra superconcorrida, onde também acontecem muitas partidas de duplas brasileiras", explicou Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
Histórico de campeões e grandes nomes confirmados para 2025
Ao longo dos anos, o Rio Open já teve grandes campeões, como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Cameron Norrie, Sebastián Báez e Carlos Alcaraz.
O torneio também já recebeu ex-tenistas do top 10 da ATP, como Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfils e Fabio Fognini.
A edição de 2025 promete ser ainda mais emocionante, com a presença confirmada de Alexander Zverev, Holger Rune, Lorenzo Musetti e João Fonseca.
Serviço – Rio Open 2025
Data: 15 a 23 de fevereiroLocal: Jockey Club Brasileiro – Rio de JaneiroTransmissão:
Quadra Central: Sportv 3
Quadra 1: Globoplay (segunda a sexta-feira)
COMENTÁRIOS