Publicidade

Pedro Côrtes: Trump oficializa volta do canudo de plástico; veja riscos

cnnbrasil.com.br
Pedro Côrtes: Trump oficializa volta do canudo de plástico; veja riscos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, na segunda-feira (10), uma ordem executiva com o objetivo de incentivar o governo americano e os consumidores a comprar canudos de plástico.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
A medida vai na contramão dos esforços globais para reduzir o consumo de plásticos descartáveis e seus impactos no meio ambiente.


Segundo o analista de Clima e Meio Ambiente da CNN, Pedro Côrtes, antes de 2022, quando o governo Biden determinou que as instituições federais deixassem de usar canudos de plástico, o consumo nos EUA era de 500 milhões de unidades por ano.


“Essa quantidade dá uma ideia do volume de material que a gente tinha que descartar, jogar na natureza ou mandar para reciclagem”, explica Côrtes.


Impacto ambiental dos canudos plásticos


O especialista ressalta que o plástico pode levar até 200 anos para ser assimilado pela natureza.


Durante esse período, o material se desintegra em micropartículas que são absorvidas por peixes e, consequentemente, entram na cadeia alimentar humana.


Estudos recentes apontam a presença de microplásticos no cérebro humano, evidenciando os riscos à saúde.


Em contrapartida, os canudos de papel se dissolvem rapidamente no meio ambiente.


Existem também opções feitas de amido de milho, que se assemelham ao plástico, mas são biodegradáveis.


Além disso, há possibilidade de adicionar aditivos ao plástico convencional para reduzir seu tempo de decomposição para cerca de dois anos e meio.




Motivações políticas e econômicas


A decisão de Trump alinha-se com sua política de incentivo à indústria do petróleo, já que o plástico é um derivado desse recurso.


“Se aumenta o consumo de canudos, vai aumentar a demanda por petróleo”, observa Côrtes.


Essa postura contrasta com as ações de diversos estados americanos, como a Califórnia, que já vinham restringindo ou proibindo o uso de canudos plásticos.


Atualmente, 16 estados seguem normativas ambientais mais rígidas, sendo 14 deles governados por democratas.


A medida anunciada por Trump reacende o debate sobre a eficácia das políticas ambientais e o equilíbrio entre interesses econômicos e preservação do meio ambiente. Enquanto isso, pesquisadores continuam investigando alternativas sustentáveis para reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no planeta.



Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pedro Côrtes: Trump oficializa volta do canudo de plástico; veja riscos no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.